Escreva para pesquisar

29% das vendas online no Brasil são feitas via mobile

Compras feitas por meio de dispositivos móveis representaram 29% de todas as vendas de varejo online no Brasil em 2018, segundo uma análise detalhada do varejo online feita pela FIS (NYSE: FIS), empresa que atua na área de tecnologia financeira.

Além disso, dados do Retail Global Payments Report mostram que o comércio mobile (m-commerce) deve crescer mais rápido que qualquer outro canal até 2022 globalmente.

Enquanto a Ásia lidera a adoção ao mobile globalmente, com pedidos feitos por smartphones representando 81% das compras online na China, o comércio móvel deve registrar crescimento significativo na América Latina, Europa, Oriente Médio e África até 2022, segundo dados da FIS.

Os países que devem registrar evolução em seu m-commerce com as taxas de crescimento anual composta (CAGR) mais rápidas são: Argentina (49%), Brasil (32%), Espanha (31%) e Turquia (25%), impulsionados pelo aumento da popularidade das carteiras digitais.

“À medida que o m-commerce continua a ganhar força na América Latina, varejistas de todos os portes estão se voltando para o celular e para as redes sociais como canais de compra importantes para os consumidores. Adaptar-se a essas preferências do consumidor é essencial para quem busca oferecer o melhor serviço e fidelizar os clientes,” diz o general manager de global enterprise e-commerce e merchant solutions da FIS para América Latina, Juan D’Antiochia.

Preferências de pagamento

No Brasil, a disponibilidade de opções de parcelamento contribui para a grande preferência por cartões de crédito para compras online, com seu uso representando 30% do varejo digital.

Enquanto isso, o boleto bancário ocupa o primeiro lugar entre os três métodos de pagamento alternativos mais utilizados do País, seguido por transferência bancária e PayPal.

Carteiras digitais

A rápida adoção de dispositivos móveis está alimentando a proliferação de carteiras digitais, tanto online quanto no ponto de venda.

Como resultado, as digital wallets foram utilizadas em 37% de todas as transações de comércio eletrônico em todo o mundo em 2018.

No Brasil, as carteiras digitais responderam por apenas 10% dos pagamentos online. Entre os early adopters, os principais atrativos são conveniência e segurança.

Cartões de crédito

Apesar do rápido crescimento das carteiras digitais, o uso do cartão continua sendo a preferência tanto no ambiente online quanto na loja física.

O pagamento a crédito e por débito é impulsionado em todo o mundo por uma parcela crescente de consumidores com contas bancárias.

No Brasil, segundo dados do Banco Mundial, a população com conta em banco cresceu entre 2011 e 2017 e agora representa 86,5% dos brasileiros com mais de 15 anos.

Os serviços de valor agregado oferecidos pelos emissores de cartão, como recompensas, cashback e descontos, bem como o desejo dos governos locais de migrar as economias da população do dinheiro vivo para a digitalização de pagamentos, também contribuem para o atual cenário.

Esses fatores contribuem para o alto índice de uso de cartão de crédito em países como Argentina, Turquia, Japão, Hong Kong e Brasil, que é o líder na América Latina.

Foto: iStock

Leia também: 17% dos brasileiros já fizeram pagamento por aproximação

Tags

Send this to a friend