Duas tecnologias disputam a preferência dos consumidores em pagamentos presenciais com o smartphone: o pagamento por aproximação, com as tecnologias NFC ou MST (esta proprietária da Samsung); e o QR Code, geralmente exibido pelo lojista para ser fotografado pela câmera do smartphone. A pesquisa “Panorama Mobile Time/Opinion Box – Comércio móvel no Brasil” comparou os dois meios de pagamento para verificar qual é mais popular no País.
O pagamento por aproximação está disponível principalmente através de aplicativos, geralmente gratuitos, nos quais o consumidor insere os dados de um cartão de crédito ou débito para então substituí-lo pelo smartphone ou relógio inteligente em compras presenciais. Mas, a tecnologia NFC não está presente em todos os modelos de smartphone, o que restringe sua massificação.
Já o uso do QR Code é uma tecnologia mais acessível porque pode ser usada por qualquer smartphone com câmera e conexão à Internet. O uso de QR Code está sendo difundido por aplicativos de contas digitais, como Ame, Mercado Pago, PicPay, dentre outros. Segundo a pesquisa, essas empresas procuram fechar acordos com lojistas para que estes criem contas em suas plataformas e exibam os QR codes no caixa para receberem os pagamentos, além de realizarem campanhas de divulgação nos últimos meses para estimular o uso do QR Code, oferecendo descontos, cashback e outras vantagens.
De acordo com o estudo do Mobile Time/Opinion Box, o QR Code tende a ser ainda mais popularizada quando o Banco Central lançar, em novembro, o PIX, um serviço de pagamento instantâneo que será mandatório para todos os grandes bancos e que terá também a opção de uso de um QR Code.
Portanto, esta tecnologia deve ter maior alcance do que os pagamentos por aproximação, como indica os principais resultados da pesquisa:
QR Code
Pagamento por aproximação
O estudo aponta que a quarentena vivida pelos brasileiros deve desacelerar ou estagnar o crescimento no uso das duas tecnologias, já que as pessoas estão saindo menos de casa para compras presenciais. Se houver um aumento, será provavelmente pequeno e poderá ser atribuído a pagamentos feitos no ato da entrega
A pesquisa “Panorama Mobile Time/Opinion Box – Comércio Móvel no Brasil” é produzida por uma parceria entre o site de notícias Mobile Time e a empresa de soluções de pesquisas Opinion Box. Nesta edição que mostrou o uso de QR Code e pagamento por aproximação foram entrevistados 2.058 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone, respeitando as proporções de gênero, idade, renda mensal e distribuição geográfica desse grupo. As entrevistas foram feitas on-line entre 4 e 25 de março de 2020. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e grau de confiança de 95%.
A empresa informa que cerca de metade das entrevistas desta pesquisa foram realizadas no começo de março, antes de a OMS classificar o novo coronavírus como uma pandemia, e a outra metade, depois. Os resultados, portanto, foram parcialmente impactados pela quarentena.
Foto: Getty Images
Send this to a friend