Escreva para pesquisar

4 dicas para garantir boas vendas pelo WhatsApp

As transformações no mercado de vendas digitais durante a pandemia fizeram com que muitos negócios se reinventassem para prestar serviço de atendimento aos clientes à distância.

O uso do WhatsApp foi uma destas alternativas escolhidas e, como canal de vendas, cresceu 84,7% no Brasil, de acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (Abevd).

Com o expressivo número de usuários cadastrados no aplicativo, algumas empresas começaram a aprender a vender pelo canal digital que deve ganhar ainda mais força no decorrer de 2021.

Diante deste desafio, o CEO e fundador da Octadesk, Rodrigo Ricco, mostra quatro dicas para ajudar os empreendedores a evoluírem no desempenho de atendimento em sua loja através do WhatsApp. Acompanhe.

1. Gere mais oportunidades para o time comercial

O WhatsApp é hoje um canal estratégico para as empresas que desejam gerar mais leads qualificados. Um lead qualificado é um contato capturado que demonstrou interesse ou intenção de compra e se encaixa no perfil de público-alvo da empresa.

Através do uso de bots, o empreendedor pode capturar, qualificar e distribuir seus leads a qualquer hora do dia ou da noite, economizando tempo do time e levando para eles as melhores conversas.

2. Garanta qualidade no atendimento

Manter uma comunicação objetiva e clara pelos canais digitais é fundamental para criar um relacionamento com o cliente e acelerar o processo de venda. Dependendo do público, receber um atendimento muito formal, como se estivesse conversando com uma máquina, ou com erros de digitação, se torna uma experiência péssima, impactando em como o cliente enxerga a marca.

Uma forma eficaz de garantir a qualidade no atendimento é o uso de respostas pré-prontas que, quando usadas nos momentos certos, podem deixar a conversa mais clara e garantir todos os elementos necessários para que o cliente se encante com o produto.

Antes de criar as respostas, peça ao vendedor para explicar como ele conversa com os clientes. Dessa forma, garante-se a mesma qualidade e sensação de um atendimento presencial.

3. Analise as métricas

As métricas dão mais segurança ao negócio, pois auxiliam nas tomadas de decisões de modo mais rápido e dinâmico. Podem indicar possíveis falhas estratégicas e como arrumá-las rapidamente, além de indicarem novas oportunidades de investimento dentro do mercado.

Dessa maneira, o consumidor pode sempre analisar a geração de leads, conversões e como anda o atendimento para garantir a completa satisfação de seus clientes.

Além disso, ao analisar as métricas, é possível mensurar os seus resultados na plataforma, conforme cada segmento. O aplicativo deve servir como um canal de suporte aos clientes. O objetivo é ajudar a empresa a se aproximar do cliente e, possivelmente, fazer com que a marca seja lembrada nas próximas compras.

4. Invista em chatbot para escalar o atendimento

Com o tempo, será possível perceber que o número de clientes entrando em contato com a empresa pelo WhatsApp crescerá exponencialmente.

Neste momento, é importante identificar se o time está conseguindo responder todos os clientes. Se a resposta for não, talvez esteja na hora de encontrar uma ferramenta que ajude a agilizar esse processo, como um chatbot, nome dado a um robô que vai responder os seus clientes sempre que eles entrarem em contato com o seu número.

O chatbot otimiza o atendimento para assegurar que o cliente tenha uma resposta garantida, independente do horário ou do dia que entrar em contato.

Com uma ótima experiência, você fará com que ele se torne um divulgador anônimo de sua empresa, trazendo novos clientes.

Foto: Getty Images

Leia também

5 tendências de vendas no varejo para 2021

 

Tags

Send this to a friend