Escreva para pesquisar

4 mitos e verdades sobre o cashback que você precisa saber

Cashback é um termo que vem se tornando muito popular, principalmente, entre os consumidores de e-commerce.

Apesar de movimentar mais de R$ 10 bilhões de faturamento em 2021, de acordo com a Cuponomia, site brasileiro que reúne ofertas e cupons de descontos e cashback para compras no e-commerce, a estratégia para fidelizar clientes ainda gera dúvidas sobre sua aplicabilidade e regras.

Por isso, Eduardo Esparza, vice-presidente geral da Tenerity na Espanha e Brasil levantou as principais dúvidas dos consumidores e empresas, e desmistificou mitos da prática. Confira abaixo.

1 – Qual a diferença entre cashback e desconto?

cashback

“Cashback é uma palavra em inglês, que significa “Dinheiro de Volta”.

Sabendo disto, interpreta-se que é um dinheiro que o consumidor recebe de volta ao comprar algum produto ou serviço, posterior ao pagamento integral cobrado pela empresa.

Quando o valor do produto ou serviço é reduzido no momento do pagamento, é um desconto.

2 – Quais são os tipos de cashback?

ilustração com conceito de cashback

De acordo com Eduardo, o que difere o cashback oferecido por cada empresa é a forma em que ele é devolvido ao consumidor.

São diversos meios de devolver o valor: em uma conta digital ativa em que o banco disponibiliza esse benefício para seus clientes usufruírem; em uma carteira digital do programa de benefícios que oferece o Cashback; no cartão de crédito de acordo com a utilização do consumidor; e por transferência na conta corrente cadastrada pelo consumidor no portal do programa de benefícios.

3 – Qual o interesse das empresas ao disponibilizar o cashback?

experiência de compras com cashback

A resposta é simples o cashback é utilizado para atrair e fidelizar o consumidor.

“Segundo a pesquisa Panorama Mobile Time e Opinion Box, 42% dos consumidores móveis do Brasil consideram o cashback a melhor funcionalidade em um aplicativo. Além disso, uma pesquisa da Global Cashback Report 2020 revela que as promoções de cashback geram um aumento de três a quatro vezes na taxa de conversão e elevam o valor do pedido em 46%”, explica Eduardo.

4 – Quais cuidados que a empresa precisa informar o cliente sobre o cashback?

Para todo e qualquer serviço oferecido durante uma compra, principalmente online, é deixar o cliente ciente de todas as regras que envolvem o benefício de cashback.

Quando o cliente se cadastra em algum programa de cashback, o mais importante é que a empresa disponibilize os termos e condições para que ele leia antes de se cadastrar, para que você tenha ciência de todas as informações e regras desse programa.

Foto: iStock

Leia também

Branding: esclareça 4 mitos e verdades sobre o tema 

Tags

Send this to a friend