Escreva para pesquisar

4 motivos cruciais para sua empresa investir em inovação

A preocupação em investir em inovação aumenta entre as organizações e, de fato, esse é um item crucial quando se pensa em crescimento, credibilidade e visão de futuro.

Contudo, apesar de entenderem a importância da inovação para os negócios, transformar isso em algo concreto nem sempre parece tão fácil.

“Quem não incorpora em seu negócio uma mentalidade voltada à inovação, acaba ficando para trás a longo prazo. Quando implementamos um programa de transformação cultural, voltado à cultura da inovação, nos certificamos que estamos atuantes em um mercado competitivo. Com isso, também beneficiamos os colaboradores com um ambiente motivador e geramos excelência nos serviços”, pontua Orlando Ovigli, VP Digital Solutions no Grupo FCamara.

Pensando nisso, o executivo elenca 4 benefícios que mostram a importância de investir em inovação.

1 – Inovação é diferencial competitivo

inovação

Empresas que não inovam ao longo do tempo, tendem a perder força no mercado, tendo em vista que não se reinventam ou expandem sua atuação.

A inovação é um diferencial competitivo e um posicionamento desejável para o público consumidor e investidor, assim como o público interno

“Uma empresa inovadora é uma empresa à frente do seu próprio negócio, pronta para dominar novos mercados e, se preciso, recriar seu negócio ou revolucionar suas próprias soluções. É ela mesma quem torna sua solução anterior obsoleta, pois sua cultura inovadora a faz identificar, antes mesmo do público e do mercado, novas oportunidades, implementando melhorias e a evolução de seus serviços”, explica Orlando.

2 – A conquista de clientes é gerada pela inovação

clientes

A inovação está diretamente relacionada à jornada de satisfação do cliente. Uma empresa inovadora tem mais potencial de conquistar novos mercados e agregar valor para os clientes já existentes, pois está sempre guiada por uma melhoria contínua, focada nas necessidades do público.

3 – É preciso ter inovação para reduzir custos operacionais

profissionais logística

A inovação também significa promover a otimização de processos e de rotinas de trabalho.

Com isso, uma empresa ganha eficiência e produtividade e reduz custos e riscos.

4 – Colaboradores mais satisfeitos promovem mais inovação

Quando a cultura da inovação está presente, a responsabilidade pela inovação se torna compartilhada entre todos. Esse movimento mais horizontal e colaborativo proporciona um estímulo criativo coletivo.

A tendência é um ambiente mais motivador e engajador.

“A cultura da inovação cria senso de pertencimento e participação nas decisões estratégicas do negócio, de ponta a ponta da organização. Uma empresa inovadora naturalmente dá mais voz e autonomia às suas equipes e a consequência é ter colaboradores mais satisfeitos e realizados, o que se reverte em ainda mais resultados”, finaliza Ovigli.

Foto: iStock

Leia também

3 dicas para as empresas investirem em inovação 

Tags