Escreva para pesquisar

4 tendências para atendimento digital em 2021

O mercado de atendimento digital vem crescendo ano a ano, levando mais comodidade para os consumidores e mais possibilidades para os empreendedores. Em 2021, não será diferente, segundo analisa o CEO da plataforma de atendimento digital Huggy, Diego Freire.

Acompanhe as quatro tendências na área apontadas pelo especialista:

1. Conversation commerce

Com a popularização de aplicativos de mensagens de texto como WhatsApp, Telegram, Messenger e outros, ficou cada vez mais comum comprar via conversas, abrindo novas possibilidades ao e-commerce.

Ferramentas como o MeuCatalogoDigital.com, Facebook Shops e o próprio catálogo do WhatsApp permitem que pequenos empreendedores ou negócios vendam online sem altos investimentos ou conhecimento de tecnologia.

Não será diferente para os grandes negócios que ainda não investiram em um e-commerce.

No ano passado, a Casas Bahia, por exemplo, permitiu que os seus clientes comprassem direto pelo WhatsApp do vendedor da loja. Aliás, esse modelo de negócio chegou a representar mais de 20% da geração de receita da empresa.

2. Novos canais

Mais de 70% da população mundial está presente em algum canal de comunicação e esse número só aumenta ano a ano devido às novas maneiras de se comunicar.

Em 2021, as expectativas são as de que novos canais de comunicação surjam, seja para falar com amigos e familiares ou negócios. Para os negócios, um canal que promete ter um alto crescimento será o Instagram.

Recentemente, o Facebook divulgou que irá permitir a integração com outros sistemas possibilitando que negócios façam atendimento com mais qualidade via a rede social.

3. Multicamadas

Nos últimos tempos, está cada vez mais claro que o melhor modelo é o híbrido. Dessa forma, no atendimento digital, pode-se dividir a jornada em três camadas: (a) automática, (b) inteligente e (c) humana.

Os negócios podem, assim, criar uma melhor experiência para o consumidor, combinando cada uma delas por meio de ferramentas inteligentes e/ou integrações manuais.

4. Atendentes digitais

Em 2021, espera-se que mais empresas contratem atendentes de forma remota, os chamados atendentes digitais, ou seja, irão realizar atendimentos para empresas à distância.

Foto: Getty Images

Leia também

GS1 Brasil investe na digitalização do atendimento aos associados

Tags

Send this to a friend