Escreva para pesquisar

4 tendências tecnológicas que estarão em alta em 2024

O universo da tecnologia não para de apresentar inovações que tem o poder de moldar o futuro da sociedade e à medida que nos aproximamos de 2024, já é possível vislumbrar algumas tendências tecnológicas que prometem dominar o cenário global.

Desde avanços na inteligência artificial até revoluções na realidade virtual, esses conceitos têm o potencial de transformar radicalmente a forma como as pessoas vivem, trabalham e se relacionam.

Dados levantados pela TNS Research apontam que empresas que investem em tecnologia maximizam sua receita, crescendo aproximadamente 60% a mais se comparado às companhias que deixam esse investimento de lado.

O CEO da Alphacode, Rafael Franco, mostra quais são as quatro principais tendências que irão ditar o mercado em 2024.

1. Inteligência artificial aprimorada

O especialista acredita que a inteligência artificial está ficando ainda mais inteligente. A capacidade de aprendizado será ainda mais aprimorada, permitindo a adaptação em contextos complexos com uma precisão surpreendente.

“Da automação de tarefas rotineiras à personalização avançada no atendimento ao cliente, devemos nos preparar para ver a IA em todos os cantos de um negócio, impulsionando a eficiência, a produtividade e a capacidade de tomar decisões informadas em tempo real”, relata.

2. Realidade estendida irá chegar de vez

A apresentação do Apple Vision foi uma grande surpresa, prometendo chacoalhar o mercado a partir do primeiro semestre.

A ideia de um mundo virtual para comprar, socializar e explorar está se tornando cada vez mais realista à medida que essa tecnologia avança a passos largos. “O conceito promete não apenas transformar a forma como interagimos com a realidade digital, mas também como conduzimos negócios e nos conectamos com outras pessoas”, declara.

3. Maior segurança digital

Com o aumento alarmante dos ataques cibernéticos em escala global, as soluções de segurança estão se tornando mais sofisticadas para enfrentar essas ameaças crescentes e, assim, se consolidam entre as tendências de 2024.

A complexidade dos perigos digitais está incentivando a pesquisa e o desenvolvimento de soluções avançadas. “Com isso, a cibersegurança não apenas se consolidará como uma prioridade crítica para empresas e organizações, mas também surgirá como uma grande área de investimento no próximo ano”, pontua.

4. Banco como um serviço entre as tendências

Para o CEO da Alphacode, o conceito de BAAS, ou Bank as a Service, está transformando a forma como as empresas, mesmo aquelas fora do setor financeiro, podem interagir com seus clientes. “Essa inovação tecnológica permite que companhias ofereçam uma gama completa de soluções bancárias. Com a integração de serviços financeiros, como contas digitais, pagamentos, empréstimos e investimentos, os clientes têm uma experiência aprimorada”, revela.

Essas tendências representam grandes oportunidades para aprimorar a eficiência, a personalização e a segurança em todos os aspectos da vida digital. “O futuro tecnológico está rapidamente se tornando o presente, e é essencial que estejamos preparados para abraçar essas mudanças em constante progresso”, finaliza Rafael Franco.

Fotos: iStock

Leia também

Inovação: 89% dos executivos querem tecnologias avançadas

Tags