Diferente do consumidor, que não baseia sua decisão de compra com nenhum vínculo anterior, o cliente busca pelas marcas com as quais já teve uma experiência positiva e foi bem atendido.
A frase “o cliente tem sempre razão” foi modernizada para: “o cliente está no centro das tomadas de decisões”.
Rodrigo Maruxo, diretor da MRX Consultoria especializada em estratégias de ecommerce, explica que a visão de customer centricity, ou seja, ter foco no cliente, é, basicamente, colocar o consumidor final como centro em suas tomadas de decisão.
“Por mais óbvio que pareça, não colocar a necessidade do cliente no centro das suas decisões pode demandar muitos ajustes futuros no seu projeto. Por isso, é fundamental observar todos os pontos de contato com cliente, como: televendas; representantes comerciais; site institucional; o próprio e-commerce da empresa; e o autosserviço. Quando pensamos em cutomer centricity é importante ter em mente que seu projeto responda a seguinte questão “como meus clientes desejam ser atendidos em cada um destes canais? Afinal, ao aplicar o modelo D2C (Direct to Consumer), não se trata apenas sobre como você quer atender o mercado com seu produto e/ou serviço. Mas também se trata, principalmente, sobre como o cliente deseja ser atendido para a experiência do cliente ser mais promissora e positiva. Além disso, haverá maior aderência da base consumidora, curvas de aprendizado reduzidos e chances de sucesso potencializadas”, explica Maruxo.
Com um mercado cada vez mais competitivo, os varejistas precisam colocar os desejos e necessidades do cliente como centro das demandas, oferecendo uma experiência impecável desde o primeiro contato do consumidor com a marca até o período de pós-vendas, aumentando, assim, as vendas.
Desde o primeiro contato com o consumidor em potencial, passando pelas diversas etapas da jornada de venda, até mesmo no pós-venda, é preciso focar no cliente.
“Isso porque, toda estratégia de foco no cliente são pensadas de uma forma que o cliente se sinta à vontade com a sua empresa do primeiro ao último momento. É importante fazer um estudo detalhado sobre o comportamento do potencial cliente, observando coisas como: preferências, desejos, objetivos e dificuldades”, complementa Maruxo.
E pensar no customer centricity como foco da estratégia é importante não apenas para melhorar ações presentes, mas também a projeção de ações futuras da empresa.
Afinal, é o cliente que dita o que será consumido, se o resultado vai ser lucrativo.“Atualmente, as plataformas digitais são a forma mais rápida e eficiente de interação entre pessoas distantes fisicamente. Cada vez mais conectados, o celular não sai mais da mão e, consequentemente, o empreendedor precisa cuidar de sua vitrine digital. O consumidor do e-commerce só é fiel quando sua experiência no ambiente digital de compras é eficiente”, afirma o CEO da Showkase, Jefferson Araújo.
Para criar uma cultura que, de fato, valorize o cliente, é preciso que a empresa comece a ter seu pensamento nesse foco.
Dessa forma, nas reuniões, nos planejamentos, nas ações etc o cliente deve ganhar destaque e ser tratado como parte fundamental.
Para que estratégias de customer centricity sejam bem-sucedidas é primordial que sua empresa conheça a fundo seus potenciais consumidores.
Tudo isso é possível por meio de pesquisas e também com a ajuda de CRM (Customer Relationship Managemente ou em tradução: Gestão de Relacionamento com o Cliente).
Hoje em dia, os canais de atendimento são os mais variados possíveis, são muitas opções.
No entanto, além de usar esses canais, é preciso saber usá-los e fazer com que todos tenham um padrão, o mesmo tom, a mesma qualidade de atendimento.
De nada adianta fazer todo um planejamento de customer centricity se sua equipe não acompanha os resultados, o desempenho do trabalho. É fundamental que tudo isso seja visto de perto.
Os feedbacks, junto com o acompanhamento do desempenho da sua estratégia, são fundamentais para que estratégias futuras sejam cada vez mais assertivas com o seu consumidor ideal.
Fonte: Rodrigo Maruxo, diretor da MRX Consultoria especializada em estratégias de ecommerce
Foto: iStock
6 dicas para melhorar a experiência do cliente no e-commerce
Send this to a friend