Escreva para pesquisar

5 erros ao implementar a transformação digital

Fala-se muito sobre a transformação digital e tudo o que vem com ela: novas tecnologias, machine learning, Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT), entre outros pontos. Mas, se por um lado algumas organizações  estão colhendo os frutos da sua implementação, outras ainda enfrentam barreiras e não sabem como superá-las.

IAté porque essa transformação envolve a transferência de sistemas e infraestrutura existentes para plataformas e softwares modernizados, além de tecnologias mais robustas para melhorar processos e a maneira como as tarefas são executadas. “O foco da transformação digital está em cortar custos, melhorar o desempenho dos colaboradores, refinar as operações da organização, tornar a empresa mais segura e, por consequência, aumentar o valor para o consumidor”, afirma o cofundador do laboratório de inovação Garage Criativa, Marco Antonio Silva.

Acompanhe, a seguir, alguns erros recorrentes citados por Marco Silva que podem ocorrer na hora de implementar a transformação digital.

1. Falta de foco e objetivos

A transformação digital melhora a experiência do cliente, permite o corte de despesas e otimiza o desempenho da organização, ou seja, oferece vantagem competitiva. Muitos executivos sabem porquê a transformação deve ser implementada, mas a questão é: “para sua empresa, quais são os objetivos?”

Portanto, defina as metas. Determine os requisitos que darão suporte à realização e, em seguida, analise quais tecnologias devem ser implementadas para atender a esses requisitos. Por fim, crie um plano de implementação de cada uma das tecnologias.

2. Mudar o que não precisa

Para evitar mudar o que não precisa, vale identificar os principais problemas que a empresa enfrenta atualmente e verificar se é possível resolvê-los sem precisar reconstruir um negócio ou uma área do zero. Nem sempre todas as mudanças precisam ser grandes.

O ideal é analisar cada um dos processos e ver como as tarefas repetitivas e mais simples de serem executadas podem ser automatizadas. Muitas organizações falham em adotar a transformação digital porque esquecem de começar pelo “básico” e querem fazer mudanças mais significativas sem um objetivo definido, e sem analisar cada processo individualmente.

3. Esquecer das pessoas

Um erro comum da transformação digital é focar na tecnologia e esquecer que ela afeta o ativo mais valioso: as pessoas. Por isso, toda empresa que queira implantar a transformação digital deve avaliar quais equipes serão impactadas.

O sucesso da implementação acontece quando todos caminham juntos, entendem o que está acontecendo e, principalmente, sabem do porquê da mudança. Portanto, vale avaliar o impacto e manter sempre um diálogo aberto, envolvendo os colaboradores.

Ainda sobre as pessoas, um dos erros cruciais é adotar a tecnologia para substituir humanos pensando apenas em economia de custos. Aqui vale um alerta: toda empresa é feita de pessoas para pessoas. Desse modo, é importante automatizar processos repetitivos, mas também capacitar os colaboradores para que possam exercer funções mais estratégicas e agregar ainda mais valor.

4. Falta de um orçamento realista

Não tem como transformar o negócio sem investimento. Mas, fique atento, pois o orçamento para apoiar a implementação da transformação digital deve ser feito de maneira realista, já que não é necessário mudar tudo e nem começar com tecnologias mais complexas.

Também é válido lembrar que não existe uma abordagem única. Cada empresa está no seu momento, tem a sua cultura e o seu modelo de negócio.

5. Ser cauteloso demais

Mudanças incrementais para consertar algo que não faz mais sentido pode ser o mesmo que colocar um curativo em uma ferida profunda e esperar que ela se cure sozinha.

É importante ser cauteloso frente às mudanças mais ousadas, mas lembrar que, em muitos casos, “o jeito antigo de fazer” precisa ser melhorado e mudado. Uma estratégia para não ser “8 nem 80” é adotar mudanças em pequenas doses, sempre baseando-se em dados confiáveis e pensando no longo prazo.

Implementar a transformação digital é cada vez mais uma necessidade. No entanto, isso não significa dizer que basta apenas inserir a tecnologia e achar que está tudo resolvido.

Muitas empresas falharam na adoção da estratégia justamente porque não planejaram de forma correta como incorporá-la. Para evitar que isso ocorra, defina os objetivos, fala um plano, crie um orçamento, mude o que precisa ser mudado, investa no que for necessário e nunca esqueça das pessoas que fazem a empresa acontecer.

Foto: iStock

Tags

Send this to a friend