Escreva para pesquisar

5 ferramentas para análise de dados para fazer a diferença

Segundo a pesquisa Global State of Enterprise AnalyticsGrande, no Brasil, 60% das empresas já usam Data & Analytics – a ciência de analisar dados – para orientar estratégias e mudanças necessárias nos negócios.

Parte das marcas líderes de mercado reconhecem a importância de realizar um planejamento estratégico orientado a dados. Isso acontece devido ao nível de controle e previsibilidade que as informações coletadas, de forma confiável, conseguem trazer para a empresa.

No entanto, de acordo com a pesquisa Executiva Anual sobre Liderança em Dados e Inteligência Artificial, realizada pela NewVantage Partners, cerca de 26% das companhias Fortune 1000 se consideram orientadas por dados e apenas pouco mais de 19% afirmam ter estabelecido efetivamente uma cultura de dados.

Qual a importância da inteligência de mercado e dos dados?

A inteligência de mercado consiste na coleta e análise de dados e informações para obter insights. Uma das principais vantagens, para as empresas, é a possibilidade de conhecer com mais detalhes o público-alvo.

Em uma época em que as empresas se preparam para utilizar com mais propriedade a inteligência artificial, é necessário compreender que a tecnologia depende da disponibilidade de dados relevantes e de qualidade para o treinamento de modelos.

O processamento completo dos dados é o principal responsável por analisar informações cruciais para alimentar os algoritmos de IA. Sem ele, os modelos não aprendem com exemplos passados nem tomam decisões informadas. Dados precisos e bem gerenciados são fundamentais para o sucesso também da inteligência artificial.

Além disso, escolher as ferramentas de informações que irão ajudar na análise e no monitoramento dos dados é um passo muito importante para a inteligência de mercado.

Para isso, existem recursos que podem oferecer informações valiosas gratuitamente, mas também existem boas fontes de informações e dados relevantes de forma paga. Uma boa mescla do maior número de fontes possíveis de informação é a melhor estratégia para negócios.

Para ajudar sua empresa a acertar na inteligência de mercado, o analista de marketing da Gofind, Cleison Dará, lista cinco ferramentas de análise de dados:

1. IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)

Uma boa base de dados demográficos é essencial para conhecer a realidade do mercado consumidor.

2. Mailchimp

O Mailchimp é, hoje, uma das principais ferramentas de e-mail marketing da internet. Com ele é possível enviar milhares de mensagens para uma base enorme de clientes, de maneira automática e rápida, além de fornecer uma série de dados relevantes sobre o engajamento da audiência com seus conteúdos.

3. Google Ads

google

Ferramenta fundamental para entender como o mercado está se comportando. Com ela, é possível verificar quais são as palavras mais utilizadas no mecanismo de busca do Google, possibilitando uma análise bastante completa dos interesses do seu público por meio de dados.

4. Google Trends para análise de dados

Com o Google Trends é possível analisar a frequência de buscas por termos e palavras ao longo do tempo. A ferramenta, permite comparar palavras-chave diferentes e filtrar as buscas por países, estados e cidades.

5. Gofind Analytics

A ferramenta oferece um conjunto de dados completos sobre a performance de produtos específicos, pontos de vendas, dados demográficos, perfil do consumidor, demanda por região, produtos específicos, dados de ruptura e insights para ações de marketing.

Foto: iStock

Leia também

Jornada de excelência de dados da Procter & Gamble

 

Tags