Segundo a pesquisa Global State of Enterprise AnalyticsGrande, no Brasil, 60% das empresas já usam Data & Analytics – a ciência de analisar dados – para orientar estratégias e mudanças necessárias nos negócios.
Parte das marcas líderes de mercado reconhecem a importância de realizar um planejamento estratégico orientado a dados. Isso acontece devido ao nível de controle e previsibilidade que as informações coletadas, de forma confiável, conseguem trazer para a empresa.
No entanto, de acordo com a pesquisa Executiva Anual sobre Liderança em Dados e Inteligência Artificial, realizada pela NewVantage Partners, cerca de 26% das companhias Fortune 1000 se consideram orientadas por dados e apenas pouco mais de 19% afirmam ter estabelecido efetivamente uma cultura de dados.
A inteligência de mercado consiste na coleta e análise de dados e informações para obter insights. Uma das principais vantagens, para as empresas, é a possibilidade de conhecer com mais detalhes o público-alvo.
Em uma época em que as empresas se preparam para utilizar com mais propriedade a inteligência artificial, é necessário compreender que a tecnologia depende da disponibilidade de dados relevantes e de qualidade para o treinamento de modelos.
O processamento completo dos dados é o principal responsável por analisar informações cruciais para alimentar os algoritmos de IA. Sem ele, os modelos não aprendem com exemplos passados nem tomam decisões informadas. Dados precisos e bem gerenciados são fundamentais para o sucesso também da inteligência artificial.
Além disso, escolher as ferramentas de informações que irão ajudar na análise e no monitoramento dos dados é um passo muito importante para a inteligência de mercado.
Para isso, existem recursos que podem oferecer informações valiosas gratuitamente, mas também existem boas fontes de informações e dados relevantes de forma paga. Uma boa mescla do maior número de fontes possíveis de informação é a melhor estratégia para negócios.
Para ajudar sua empresa a acertar na inteligência de mercado, o analista de marketing da Gofind, Cleison Dará, lista cinco ferramentas de análise de dados:
Uma boa base de dados demográficos é essencial para conhecer a realidade do mercado consumidor.
O Mailchimp é, hoje, uma das principais ferramentas de e-mail marketing da internet. Com ele é possível enviar milhares de mensagens para uma base enorme de clientes, de maneira automática e rápida, além de fornecer uma série de dados relevantes sobre o engajamento da audiência com seus conteúdos.
Ferramenta fundamental para entender como o mercado está se comportando. Com ela, é possível verificar quais são as palavras mais utilizadas no mecanismo de busca do Google, possibilitando uma análise bastante completa dos interesses do seu público por meio de dados.
Com o Google Trends é possível analisar a frequência de buscas por termos e palavras ao longo do tempo. A ferramenta, permite comparar palavras-chave diferentes e filtrar as buscas por países, estados e cidades.
A ferramenta oferece um conjunto de dados completos sobre a performance de produtos específicos, pontos de vendas, dados demográficos, perfil do consumidor, demanda por região, produtos específicos, dados de ruptura e insights para ações de marketing.
Foto: iStock
Jornada de excelência de dados da Procter & Gamble
Send this to a friend