Escreva para pesquisar

Logística: 5 funcionalidades que mais ajudam na operação

Segundo uma pesquisa feita pela plataforma CupomValido, o Brasil lidera o ranking de crescimento das vendas online, totalizando 22,2% das compras totais no ano de 2022 e com expectativa de crescimento de 20,73% ao ano entre 2022 e 2025.

O país se destaca no segmento, apresentando a média duas vezes maior do que o restante do mundo.

Pensando nesse cenário, a logística se torna essencial para que as empresas se adaptem da melhor maneira ao mundo virtual e, consequentemente, fidelizem seus consumidores.

Inserido no setor, Caio Reina, especialista do setor e CEO e fundador da RoutEasy, separou 5 funcionalidades que mais ajudam os operadores logísticos:

1 – Chat direto com o motorista

5G no transporte

A comunicação direta e efetiva com o motorista durante a entrega permite uma maior visibilidade da operação, o que ajuda na hora de lidar com imprevistos e no momento de passar informações mais precisas.

2 – Dashboard personalizável

O dashboard logístico permite o acompanhamento de todos os dados e métricas de uma operação. Com a possibilidade de personalizar esse dashboard, as empresas podem adaptar o modelo e as informações exibidas de acordo com as necessidades específicas de cada operação, facilitando a análise dessas informações, visualização dos resultados e a tomada de decisão.

3 – Rastreamento das entregas

empreendedor embalando pacote para entrega

A função de rastreamento (tracking) permite que os clientes monitorem a localização de seus pedidos em tempo real por meio de tecnologia GPS (via e-mail e SMS). “Oferecer a opção de monitorar o status da entrega é, com certeza, um diferencial, pois garante mais previsibilidade para o cliente que, com as informações em mãos, pode se programar melhor para receber seus pedidos”, afirma o Caio Reina. Além disso, o rastreamento passa mais credibilidade e transparência da empresa ao cliente, deixando-o a par de tudo o que está acontecendo durante o transporte. E, em caso de problemas durante a entrega, é possível ganhar mais agilidade para encontrar uma solução.

4 – Geocodificação

entregas marketplaces

O uso de uma geocodificação mais precisa evita retrabalho com cadastro de endereço errado ou desatualizado, além de facilitar o planejamento logístico.

5 – Alertas inteligentes

logística

Os alertas inteligentes são baseados no tempo estimado de chegada, paradas indesejadas, atrasos e outras informações relevantes. Tudo isso pode ser configurado para alertar a operação sobre problemas e imprevistos durante a rota de entrega. Essa funcionalidade proporciona uma maior clareza sobre os problemas que estão ocorrendo, facilitando a tomada de decisão.

Juntando todas as funcionalidades mencionadas anteriormente, há a torre de controle logístico. Ela é uma central que integra e organiza todas as informações de uma operação que trabalha com logística de distribuição. Nela, é possível encontrar os dados mais relevantes para as operações, assim, o gestor tem uma maior visibilidade sobre os processos que estão sendo executados, principalmente quando existe um número muito grande de veículos em rota.

Foto: iStock

Leia também

Como a logística influencia no sucesso dos negócios?

 

Tags

Send this to a friend