Escreva para pesquisar

5 motivos para automatizar o atendimento via WhatsApp

78% dos usuários do WhatsApp se comunicam com empresas para tirar dúvidas de produtos e serviços, e 60% deles efetuam compras pelo aplicativo.

O WhatsApp é o aplicativo mensageiro mais utilizado no Brasil, e a sua presença no dia a dia do brasileiro é intensa.

O aplicativo está instalado em 99% dos smartphones brasileiros, conforme os dados da pesquisa Panorama, que foi realizada pelas empresas Mobile Time e Opinion Box em 2020.

Apesar da versão comercial para empresas ter sido lançada apenas em 2018 (o WhatsApp Business) o mensageiro já era utilizado como canal de atendimento aos consumidores.

Com a pandemia, o uso do WhatsApp só cresceu no mundo inteiro.

Segundo os dados da consultoria Kantar, coletados entre os dias 14 e 24 de março de 2020, o uso do mensageiro cresceu 76%.

No contexto do isolamento causado pela pandemia, o aplicativo ganhou mais força ainda, o que levou muitos negócios a se adaptarem à essa realidade, incorporando o uso do mensageiro como ferramenta de atendimento ao consumidor.

Hoje, fechar os olhos para a importância estratégica do WhatsApp nos negócios pode significar deixar dinheiro na mesa.

E para suprir as demandas do público consumidor com qualidade e eficiência é necessário pensar em automação de atendimento pelo aplicativo.

 5 motivos para automatizar o atendimento via WhatsApp

1 – Mais consumidores estão usando o WhatsApp para se comunicar com marcas e empresas

A Pesquisa Panorama confirma essa realidade.

Realizada em fevereiro de 2020, constatou que 78% dos usuários do WhatsApp se comunicam com empresas para tirar dúvidas de produtos e serviços, e 60% deles efetuam compras pelo aplicativo.

A Aivo (empresa especializada em soluções para atendimento com inteligência artificial) realizou um levantamento com seus clientes do mundo inteiro e constatou que o número de conversas entre pessoas e empresas aumentou em 500% em abril de 2020.

2 – Redução de equipe de atendimento

Com a automação de atendimento pelo WhatsApp, não é necessário ter uma equipe de funcionários para cuidar dessa função, como acontece com o atendimento telefônico, por exemplo.

Isso gera redução de custo com equipe e permite que se foque os recursos em outras funções que necessitem de mão de obra humana.

3 – Atendimento simultâneo para um número ilimitado de contatos

A automação do atendimento no WhatsApp requer a programação de um script padrão de mensagens que pode ser reproduzido simultaneamente quantas vezes forem necessárias.

Dessa forma, nenhum consumidor fica em fila de espera para ser atendido.

4 – Redução de erros nas solicitações feitas no mensageiro

A automação do atendimento no WhatsApp é feita a partir de um script de perguntas e respostas pré-definido, baseado nas possibilidades de escolhas do usuário.

Esse script é conhecido como “Árvore de Decisões”, que é o mesmo método utilizado nos atendimentos telefônicos automatizados.

5 – Fluxo de atendimento mais eficiente

Com a automação, cada consumidor é atendido em seu próprio tempo sem prejudicar o andamento de uma fila de espera, e sem desperdiçar o tempo de um funcionário (como costuma acontecer, por exemplo, numa ligação para fazer um pedido de entrega).

O fluxo de atendimento, solicitações e entregas fica mais otimizado, aumentando a escala dos atendimentos e economizando tempo nos processos.

Como automatizar o atendimento ao consumidor no WhatsApp Business

Para criar um sistema de atendimento automatizado por WhatsApp para o seu negócio é preciso utilizar a API disponibilizada oficialmente pela empresa do aplicativo.

Uma API é um recurso utilizado por programadores e desenvolvedores para acessarem os códigos de funcionamento de softwares e aplicativos.

A sigla significa “Application Programming Interface” (interface de programação de aplicativos).

A partir desse recurso, esses profissionais podem criar novos sistemas personalizados para integrar novas ferramentas ao uso comercial do aplicativo.

Foto: iStock

Leia também

Cresce o uso de chatbots para automação de vendas e atendimento 

Tags

Send this to a friend