A pandemia da Covid-19 acelerou o processo de transformação digital, assim como o aprimoramento nos canais de atendimento em empresas, principalmente a partir da integração dos físicos e digitais (telefone, whatsapps e chats integrados a sites e marketplaces), com o conceito chamado de omnichannel.
A mudança de hábitos de consumo durante o isolamento social também impulsionou transformações na forma de empreender. Por isso, nesse momento, o omnichannel tem sido muito falado pelas organizações, conforme explica o CEO da vhsys, Reginaldo Stocco.
“O uso simultâneo de diversos canais para se relacionar e vender para o seu público oferece uma experiência completa na jornada dos clientes, a omnicanalidade deixou de ser uma tendência e já é uma realidade para quem quer proporcionar ótimas experiências aos seus clientes e consumidores”, afirma.
O tema em questão, também foi assunto no Canal Fecha o Caixa, canal do YouTube da empresa, e contou com a participação de Augusto Lins, presidente da Stone. Para o empreendedor, a experiência em diversos canais, vai muito além do que simplesmente vender em diversos meios. A omnicanalidade significa você atender, e vender em mais de um canal e poder controlar tudo isso.
Acompanhe, a seguir, as dicas do presidente da Stone para se tornar omnichannel.
Ter um software de gestão mesmo que básico, é fundamental para qualquer empresa. Isso porque, administrar vendas é complicado e com um sistema fica mais fácil acompanhar seu negócio e poder fazer sua companhia crescer, além de atender bem o cliente e não frustrá-lo em algum processo de venda do serviço ou produto.
Estar onde o seu consumidor está é essencial. Hoje todas as empresas estão indo para o e-commerce e essa transição tem se tornado vantagem competitiva para os negócios.
Esteja preparado para atender o seu cliente, isso irá agregar muito valor quando você enxergar as métricas de acesso, que fornecerão informações sobre quem, como e onde seu consumidor está procurando a sua empresa.
Hoje é de suma importância que qualquer marca ouça seu público, entenda o que ele procura e a partir daí foque no desenvolvimento de novos produtos, além de oferecer o atendimento que ele espera.
“O formato omnichannel permite estar mais próximo do cliente para melhor atendê-lo, mas ele precisa estar no centro do negócio, e o core business precisa girar em torno de suas necessidades e a experiência que ele almeja”, comenta Augusto Lins.
Ouvir seu cliente, fazer pesquisas com o público e criar um relacionamento não só durante o processo de compra, mas também no pós-venda, é um processo importante no omnichannel.
“Oferecer um bom atendimento no pré, durante e no pós venda fará toda a diferença em como aquele consumidor irá ter a imagem sobre a sua empresa e consequentemente, será a melhor propaganda para que outras pessoas cheguem até você”, pontua Lins.
A integração de sistemas é fundamental pois vai passar pela comunicação com os marketplaces e com as empresas que fazem a sua logística de entrega.
Para se ter o melhor controle disso tudo é preciso estar tecnologicamente capacitado, com soluções que são facilmente integradas, principalmente aquelas que tenham APIs que te permitem flexibilidade para poder expandir e adotar soluções que sejam complementares às suas.
Foto: iStock
Send this to a friend