Escreva para pesquisar

5 pontos cruciais para um empreendimento digital de sucesso

Já há alguns anos é impossível viver sem estar conectado à internet e às redes sociais, fazendo com que o empreendimento digital seja essencial para os negócios.

Quem já está vendendo seus produtos e serviços online há algum tempo ou quem foi refratário às mudanças e só agora decidiu complementar o ponto físico com o ponto virtual precisa levar em consideração um aspecto chave para adquirir clientes e realizar vendas nesse novo mundo: o marketing digital.

André Siqueira, cofundador da RD Station, empresa referência em marketing digital e autor do livro “Máquina de aquisição de clientes”, pondera que investir em marketing digital não é somente escolher os canais de divulgação como e-mail marketing, compra de anúncio ou redes sociais.

“É preciso ter uma base forte para que tudo isso funcione bem. Sem ela não será possível escalar seus investimentos”, afirma.

Conforme Siqueira, para que esta base possa ser considerada sólida alguns elementos são fundamentais. O especialista aponta cinco deles a seguir. Acompanhe!

1. Qualidade do produto

Siqueira explica que o pressuposto do marketing atual é ajudar as pessoas a resolver um problema.

Nesse sentido, indicar um produto ruim definitivamente não é uma boa estratégia no empreendimento digital.

“Mesmo que a empresa force a venda, se o produto for de baixa qualidade, vai ser difícil impedir o boca a boca da clientela relatando experiências ruins ou indicando produtos melhores. No médio e no longo prazo o fracasso de sua empreitada será certo”, diz.

Saber se o seu produto é bom ou ruim nem sempre é tarefa fácil. Segundo o cofundador da RD Station, o melhor indicador que a empresa tem de que fez algo relevante é a alta retenção, ou seja, o cliente continuar voltando e comprando. 

2. Conheça o público-alvo

“Entender muito bem o que é a buyer persona e como é sua jornada de compra é fundamental para conseguir desenhar uma estratégia de marketing e vendas adequada”, explica Siqueira.

Conforme o cofundador da RD Station, é através deste conhecimento que será possível determinar o conteúdo e o tom do seu empreendimento digital, assim como os canais de aquisição e de relacionamento, o tipo de benefício do produto a ser destacado na comunicação, entre outros aspectos.

3. Posicionamento da marca

O cofundador da RD Station afirma que a empresa precisa ter uma boa compreensão de seu diferencial, ou seja, das razões que levam a ser escolhida no lugar da concorrente.

“Este entendimento ajuda a definir os argumentos-chaves do conteúdo de marketing e passar mais verdade no conteúdo”, diz.

Conforme Siqueira, um posicionamento adequado reflete aquilo que naturalmente os clientes sentem quando ouvem falar o nome da empresa.

“Nesse sentido, o posicionamento não é uma simples definição, o que a empresa fala de si mesma, mas o que ela é na prática, resultado da experiência do cliente em todos os pontos de contato com a companhia”, destaca.

4. Estratégia financeira

O quarto elemento é o que o cofundador da RD Station chama de “domínio da matemática do produto”, ou seja, saber o quanto um cliente gasta com sua empresa, o quanto a empresa dispende financeiramente para produzir um produto ou entregar um serviço, qual a margem de lucro e, por fim, o quanto a empresa está disposta a investir em marketing e vendas a partir dessa margem.

De acordo com Siqueira, o processo de aquisição de clientes, através de estratégias de marketing e vendas, depende fundamentalmente dessa conta.

“Não se trata apenas de obter o máximo de número de clientes, mas de consegui-los em um contexto financeiro adequado”, explica.

5. Aquisição de clientes

O quinto ponto para estabelecer uma base forte de investimento em marketing digital abarca todos os outros até agora mencionados e acrescenta mais algumas condições.

Trata-se de montar uma máquina de aquisição de clientes, com práticas e técnicas para consolidar um funil de vendas.

Desenvolvido por Siqueira, este método faz uma compilação dos melhores canais para relacionamento e aquisição de clientes, levando em conta as nuances de cada contexto de venda e consumo, destaca a importância de priorizar determinada estratégia ao invés de escolher várias a esmo e de fazer a análise dos resultados, além de recomendar que as empresas tenham um cuidado especial com três pilares essenciais para a obtenção de resultados, que são: pessoas, processos e ferramentas.

Foto: iStock

Leia também

5 razões para PMEs investirem em marketing digital

Tags

Send this to a friend