Escreva para pesquisar

5 principais vantagens de empreender no interior: confira!

5 principais vantagens de empreender no interior: confira!

As cidades interioranas do Brasil concentram um potencial de consumo de quase R$ 3,1 trilhões – cerca de 55% do total no país, segundo o estudo IPC Maps 2022.

Não à toa, o interior vem sendo a aposta de empreendedores na hora de abrir negócios.

“Empreender fora das grandes cidades é benéfico não só para o crescimento do país como um todo, mas também pelo leque de oportunidades. As cidades interioranas muitas vezes são mais carentes em relação a serviços de qualidade com seguranças”, comenta Alécio Cavalcante, co-CEO da Ubiz Car.

O executivo lista algumas vantagens que um empreendedor pode considerar na hora de investir no interior. Confira:

1- Custos fixos mais baixos

microcrédito

Os custos de aluguel e de outras despesas, como água e luz, tendem a ser mais caros em cidades grandes, devido à maior demanda.

Logo, manter um negócio no interior envolve menos gastos ao fim do mês.

A faixa de salários pagos aos funcionários também segue a regra e fica abaixo do que é pago nas capitais, levando em consideração o custo de vida.

2 – Carência de serviços de qualidade com segurança

Dependendo do perfil de negócio, é possível que não haja sequer um concorrente na cidade.

Enquanto cidades maiores oferecem uma ampla concorrência, cidades interioranas dão aos empreendedores a chance de se destacarem e se tornarem referência na região, oferecendo serviços mais assertivos e com maior qualidade.

3- Proximidade maior com os clientes

clientes

Outra vantagem que pode passar despercebida é a proximidade maior que o empreendedor tem com os seus clientes, já que em cidades menores é mais comum conhecer os vizinhos e criar laços.

Aos poucos, cria-se confiança e a fidelização dos consumidores ocorre de forma natural.

4- Menos rotatividade

Assim como é mais fácil estreitar laços com a vizinhança, também é mais fácil reter colaboradores, inclusive porque há menor concorrência nas contratações.

Logo, se o empreendedor e seus funcionários mantêm um bom relacionamento, dificilmente eles irão querer sair da empresa.

5- Qualidade de vida

Por último, mas não menos importante, uma das vantagens imensuráveis em longo prazo é a qualidade de vida alcançada por quem aposta em cidades do interior.

Com pouco ou nenhum trânsito, menos poluição e índices menores de criminalidade, a vida no interior consegue proporcionar uma calma e segurança que as metrópoles estão longe de ter.

Foto: iStock

Leia também

Trabalho híbrido: como gerir esse modelo que é tendência? 

Tags

Send this to a friend