Escreva para pesquisar

5G abre possibilidades para a eficiência logística do Brasil

A internet 5G no Brasil acaba de completar 1 ano. A nova rede ganha destaque por oferecer velocidade 100 vezes maior se comparada ao 4G.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Telecomunicações e Conectividade (Conexis), o 5G já contempla 10 milhões de usuários no país, estando presente em 315 municípios, marca que demorou cerca de dois anos para ser alcançada pela versão anterior do sinal.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a expectativa é que o sinal esteja disponível em todo o país até julho de 2029.

“Além de trazer uma nova experiência aos usuários, o 5G amplia possibilidades para diferentes setores da economia ao permitir internet de alta performance, sem delay. Falando especificamente de logística, a expectativa é que o nível de gestão seja muito mais sofisticado e eficiente, trazendo maior competitividade e inteligência para o segmento.”, afirma Luiz Antônio Rêgo, Diretor do Segmento de Logística na Senior Sistemas.

A grande aderência do mercado pelo uso do SaaS também deve ganhar força nesse novo momento, impulsionando motoristas a usarem, cada vez mais, soluções via aplicativos de celular, controlando e apoiando em uma jornada mais fluida na logística – principalmente na logística de transporte onde fica a maior fatia de custo nas operações.

Segundo o executivo, as plataformas integradas, que captam todos os inputs dos motoristas sintetizando-os através de análises de dados, certamente serão cada vez mais usados para apresentar os resultados em tempo real aos gestores, e também para um controle pleno da operação.

“O uso massivo dessas plataformas de gestão, criam condições para tomada de decisão praticamente instantâneas nos incidentes ou desvios de operação, algo que faz toda diferença para ganhos em resultados. Mas, sem dúvidas, esse acesso exige uma conexão confiável e disponível como 5G, que tem entre os principais benefícios agilidade e confiabilidade especialmente na transmissão de dados”, analisa Rêgo.

5G e Inteligência artificial

automacao nos negocios com 5g

Quando falamos de uso de gestão de indicadores também temos ganhos. “Isso porque o acesso a esses dados pode ser cada vez mais frequente em salas de torre de controle, contribuindo para uma visão de toda a operação de maneira consolidada”, diz

Esses indicadores podem ainda ter o apoio de inteligência artificial, que agiliza interpretação dos dados e traz insights e cenário preditivos. A cada solicitação de insight gera um viés distinto ao usuário, algo que ajuda os analistas a avaliar pontos que poderiam ter passado despercebidos. É a inteligência artificial efetivamente apoiando na análise de performance e em ações ou alertas sobre os resultados.

5G favorecendo a integração das soluções de gestão

inteligencia artificial

De acordo com o executivo, já na Intralogística, isto é, nos armazéns, notamos que há um estudo crescente pela busca na automação operacional, seja com uso de sorters ou esteiras de separação de alta performance, ou ainda AMRs (Robôs autônomos). Porém, o ponto de corte para o investimento ainda é a exigência de uma altíssima conectividade.

“Usar uma suíte de soluções que trabalhe de maneira integrada com os sistemas corporativos de mercado através de APIs, é outro benefício que o 5G oferece para as empresas que já investiram nos melhores softwares de gestão”, ressalta.

Além disso, a partir do momento em que o sinal estiver disponível em território nacional, motoristas em qualquer ponto do país poderão se comunicar com softwares de gestão de maneira instantânea. Receber informação com rapidez e precisão é crucial para análise de dados e tomadas de decisão assertivas.

“Definir rotas para retirada e entrega de cargas, redirecionar destinos por conta de imprevistos, como acidentes ou engarrafamento, avaliar a performance de motoristas, são processos que já estão integrados em softwares de gestão, e que serão ainda mais eficientes na medida que os veículos estiverem conectados à internet em 100% de suas rotas”, prevê.

Desafios do 5G

5G

Na prática, ainda esbarramos na pouca capilaridade do sinal, o que continua sendo um desafio para a logística, principalmente quando pensamos em operações que abrangem o interior do país e zona rural.

“O que costumamos estimular entre os gestores é que estejam preparados para quando esta capilaridade existir de forma plena. Sem dúvida alguma, em 2029, quando todo o país estiver totalmente conectado ao 5G, sairá na frente quem já tiver tecnologia de gestão embarcada em seu negócio”, finaliza.

Foto: iStock

Leia também

5G: especialista aponta 6 vantagens para o e-commerce

 

Tags