Escreva para pesquisar

5G: especialista aponta 6 vantagens para o e-commerce

Recentemente, algumas cidades do país já receberam a tecnologia 5G.

A nova rede móvel de internet deve beneficiar todos os setores da economia nacional em até R$ 590 bilhões por ano, segundo um estudo organizado pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (SEPEC), do Ministério da Economia, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Deloitte.

No varejo digital, a expectativa é grande e o 5G deve beneficiar tanto consumidores quanto lojistas.

“O e-commerce poderá oferecer uma nova dinâmica para o consumidor, que terá uma experiência mais fluida, ágil e sem problemas na navegação. Lojistas, por sua vez, terão mais recursos para fidelizar clientes e aumentar a taxa de conversão”, comenta Eric Vieira, head de e-commerce do Grupo FCamara.

Analisando o novo cenário que se forma, o executivo destaca seis benefícios que o 5G trará para o e-commerce. Confira:

1) Performance das páginas

Navegação, cliques, imagens, áudios, vídeos e outros recursos de sites e aplicativos funcionarão com uma qualidade maior e um carregamento mais rápido.

Para se ter uma ideia, o download de um filme, que no 4G leva em média 2 minutos, no 5G poderá ser feito em menos de 4 segundos.

A chamada latência, que é a capacidade de resposta da rede a uma solicitação, também será bem mais baixa.

Com o 5G, será reduzida a um milissegundo (no 4G, é de 20 segundos). Esses fatores contribuem para uma melhor experiência nas plataformas de compra.

2) Finalização da compra

mao usando smartphone com realidadeaumentada em loja de roupas

Um passo importante na experiência do usuário é finalizar a compra e efetuar o pagamento, sem interrupções ou dificuldades.

Muitas lojas virtuais enfrentam problemas com integrações, instabilidades e outras ocorrências que desestimulam o consumidor.

Com o 5G, o usuário não enfrenta esses transtornos e efetua o pagamento de forma mais prática e rápida, evitando que abandone o carrinho.

A tecnologia agiliza as etapas de compra no e-commerce, garantindo conexões mais estáveis e ainda a segurança da transação, com soluções de biometria, reconhecimento facial e ferramentas de automação e análise que diminuem riscos.

3) Realidade aumentada

A realidade aumentada já está presente no varejo, mas com o 5G ganha força.

Os consumidores poderão entrar em lojas no metaverso, experimentar roupas e interagir como avatares em tempo real, com uma qualidade muito superior.

4) Omnichannel

O 5G contribui com a aceleração da transformação digital não apenas de forma pontual. Ele chega também para ajudar no surgimento de novas soluções e no futuro da tecnologia como um todo.

O resultado disso são novos serviços no e-commerce, o que leva a mais canais, cada vez mais integrados, potencializando as operações omnichannel.

5) Logística

logística

O setor de logística também se beneficiará com a quinta geração da internet. Será possível monitorar com mais eficiência entregas, manter contato com armazéns e cuidar, como um todo, do planejamento, execução e controle de movimento dos produtos, tanto fora, como dentro das empresas, de forma mais assertiva e eficiente.

“Aqui na FCamara, já temos uma experiência adiantada quando falamos de fatores como velocidade, estabilidade e integração do físico com o digital. E, sem dúvidas, o 5G será uma ferramenta que irá acelerar ainda mais os nossos projetos e transformar o e-commerce, trazendo vantagens aos lojistas, que terão maior valor agregado aos serviços e novas oportunidades de negócio, e os consumidores, que terão acesso a experiências de consumo com qualidade mais elevada”, diz Vieira.

6) Internet das Coisas (IoT)

uso da iot na gestão das empresas

O 5G irá possibilitar a evolução da IoT, pois traz como premissa o impulsionamento de uma rede capaz de manter vários equipamentos eletrônicos conectados ao mesmo tempo, com estabilidade de rede e ótimas conexões.

Quando falamos de e-commerce, a pessoa poderá se conectar, por exemplo, de uma TV para o site, tendo uma experiência muito mais otimizada.

Foto: iStock

Leia também

5G acelera soluções omnichannel no varejo 

Tags