Escreva para pesquisar

6 ações para marcas se manterem inovadoras no cenário atual

A pandemia chacoalhou muito do que se sabia sobre comportamento do consumidor. A nova regra são as constantes mudanças e, por isso, as marcas precisam surfar essa onda enquanto realinham estratégias para manter seus negócios sustentáveis.

Diante desse desafio, consultoria Kantar organizou aprendizados que 2020 trouxe na velocidade da luz e adianta seis ações para que as marcas se mantenham inovadoras no cenário atual que, apesar de impor muitos desafios, também abre novas e diferentes oportunidades com a ampliação das fronteiras virtuais. Acompanhe.

1. Redefinição e aprofundamento da estratégia da marca

Este é o primeiro passo. Já é claro que o propósito da marca é mais do que intenção. São ações concretas diante de uma sociedade que está repensando suas prioridades vitais.

Vai além do posicionamento glorificado, e cobra impacto positivo na vida das pessoas com benefícios funcionais efetivos. De acordo com a Kantar, a forma de mostrar isso ao público também é importante, já que 49% dos consumidores concordam que agir com responsabilidade é o fator mais influente na reputação da marca.

2. Estar atento às novas demandas

Tentar descobrir o que os consumidores esperam para os próximos meses também entra na lista. Já é possível adiantar que um maior planejamento das despesas terá um efeito na dinâmica dos canais e limitará as compras por impulso, embora não signifique que não haja espaço para indulgência e gratificação.

É essencial que as empresas dediquem esforços para compreender quais são as jornadas de compra em cada categoria e como otimizar cada uma das etapas.

3. Atualização constante

Além de entender estes novos hábitos, usar a criatividade para gerar desejo no universo da comunicação e publicidade é passo fundamental para uma outra tendência: a necessidade de manter a marca atual.

4. Customer Experience

Outro ponto é avaliar o Customer Experience de forma diferente e inovadora. Primeiro, priorizar métricas que tenham sentido ao negócio em questão, seguido por manter a visão analítica sempre no topo.

Neste universo, é também indispensável a união com o RH para efetivamente empoderar os colaboradores.

Na prática, isso significa preparar a empresa para a client centricity e dar aos times condições de solucionar problemas, bonificar ou beneficiar clientes satisfeitos e insatisfeitos.

5. Avaliação de resultados

Uma vez que todas estas iniciativas são colocadas em prática, a lista segue com a eterna necessidade de medir e comparar a eficiência dos projetos com o intuito de criar oportunidades interna e externamente.

Como de costume, o Analytics e a comparação inteligente de dados continuam sendo os maiores aliados.

6. Agilidade na tomada de decisões

Por fim, com as valiosas interpretações em mãos, é chave ter agilidade para convertê-las em inovações que gerem recuperação do negócio a curto prazo e apontem crescimento no horizonte.

Foto: Getty Images

Leia também

5 passos para melhorar a experiência do consumidor no e-commerce

Tags

Send this to a friend