Escreva para pesquisar

6 em cada 10 empresas colocarão mais dinheiro no marketing

As áreas de marketing das empresas estão otimistas com 2023, aponta uma pesquisa com quase 400 profissionais do setor produzida pela Conversion com a consultoria Leap/KPMG.

Nela, seis em cada dez entrevistados (66%) disseram que terão mais recursos para investir em campanhas de marketing em suas organizações neste ano em comparação ao orçamento que tinham em 2022.

O estudo ouviu 397 profissionais de marketing de diversas empresas e ramos do mercado entre dezembro de 2022 e janeiro deste ano. A margem de erro é de 5%.

Marketing de conteúdo e SEO

marketing alvo

Esse orçamento reforçado terá, como destinos principais, estratégias em marketing de conteúdo e de SEO, citados por 53% e 51% dos ouvidos na pesquisa como os canais que receberão mais investimentos, respectivamente.

Isso significa que, em 2023, as campanhas digitais de marketing darão novamente o tom da comunicação das empresas com seus públicos, focando na qualidade da mensagem e na experiência do usuário.

Para Pedro Ivo, CEO da Conversion, essa tendência em direção ao Google revela a importância de métricas que iluminam o comportamento dos consumidores no buscador.

Desafios do marketing em 2023

marketing digital

Sob o ponto de vista de marketing, a maioria dos entrevistados (60%) admitiu que, hoje, a principal dificuldade de suas empresas é em gerar leads qualificados.

Em seguida, eles elencam as tentativas de gerar mais tráfego orgânico (47%) e de ligar as estratégias de marketing com expansão nas vendas (42%).

Marketing com mídia paga

Mas há também questões que também devem entrar na pauta de discussões em 2023, como a mídia paga, por exemplo.

Hoje, 56% das empresas colhem seus principais resultados de marketing a partir desse tipo de estratégia, em que precisam desembolsar dinheiro para colocar uma campana no ar.

O fato é que um terço delas (33%) pretende diminuir suas receitas com esse tipo de planejamento, reforçando, justamente, planos em marketing de conteúdo e SEO.

“O mercado parece estar interessado em explorar mais as ferramentas de marketing digital que conseguem ter mais aderência e precisão ao mesmo tempo. É por isso que há o esforço em melhorar as estratégias orgânicas”, afirma Ivo.

Foto: iStock


Leia também

Conheça 5 tendências para o futuro da experiência do cliente

 

Tags