Escreva para pesquisar

RH: 6 dicas de tecnologias para transformar a rotina

A mudança de paradigma da gestão de RH, impulsionada pela transformação digital, está remodelando a forma como as organizações atraem, retêm e desenvolvem talentos. Com a crescente demanda por eficiência, transparência e agilidade, as soluções tecnológicas estão se tornando essenciais para impulsionar o sucesso e a inovação no setor.

A rápida evolução da tecnologia tem gerado inúmeros debates em relação a seu impacto direto no mercado de trabalho, afinal, há um grupo que teme que a IA substitua empregos, mas há outro que, de maneira otimista, acredita que ela ajude a tornar os colaboradores mais produtivos e, consequentemente, eficientes. De acordo com um estudo da Universidade de Stanford e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) a aplicação, nas empresas, de sistemas de inteligência artificial generativa, como o ChatGPT, por exemplo, podem aumentar em até 14% a produtividade das pessoas no ambiente de trabalho.

Marcello Amaro, CHRO da fintech Portão 3, acredita que as organizações que adotam tecnologias digitais têm maior probabilidade de oferecer benefícios que ajudam na atração e retenção de talentos. “A digitalização de uma empresa não se limita apenas a mudanças tecnológicas, ela implica uma transformação cultural que afeta diretamente a nossa forma de trabalho”, explica.

Quando pensamos na área de recursos humanos, não podemos deixar de falar sobre como a tecnologia ajuda a economizar tempo e recurso ao, por exemplo, filtrar e selecionar currículos e candidatos de maneira mais eficiente. E, como consequência, os profissionais de RH conseguem se dedicar a atividades mais estratégicas do dia a dia da empresa, como desenvolver talentos e auxiliar na implementação de programas que contribuam para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho não tóxico.

6 dicas de tecnologias para transformar a rotina do RH

1. Sistemas de Gestão de Pessoas (HCM – Human Capital Management)

Utilizar um HCM para automatizar tarefas de RH, como registro de horas trabalhadas, gestão de folha de pagamento, controle de férias e benefícios. Isso economiza tempo e minimiza erros;

2. Recrutamento e Seleção Online

Implementar sistemas de recrutamento online para simplificar o processo de contratação. Isso inclui rastreamento de candidatos, testes automatizados, entrevistas por vídeo e assinatura eletrônica de documentos;

3. Chatbots de Atendimento ao Funcionário

Implementar chatbots para lidar com perguntas frequentes dos funcionários, como questões sobre benefícios, políticas internas e procedimentos;

4. Apps de Comunicação Interna

Utilizar aplicativos de comunicação interna para manter a equipe informada sobre notícias da empresa, eventos, atualizações de políticas e interação entre colegas de trabalho;

5. Avaliação de Desempenho Digital

Utilizar ferramentas de avaliação de desempenho online para automatizar a coleta de feedback de funcionários e gerentes, facilitando a identificação de áreas de melhoria e a definição de metas.

6. Gestão de Talentos

rh

Implementar sistemas de gestão de talentos que ajudem a identificar e desenvolver líderes internos, planejar sucessões e reter talentos-chave.

A integração de tecnologia inovadora no setor de recursos humanos é categórica para impulsionar a excelência operacional. Ao adotar soluções tecnológicas avançadas, as empresas podem fortalecer sua vantagem competitiva, atrair e reter talentos excepcionais, além de cultivar uma cultura organizacional que priorize o desenvolvimento contínuo e o bem-estar dos colaboradores.

A tecnologia não substitui a importância do fator humano, mas sim amplifica seu potencial, capacitando as equipes de RH a desempenhar um papel estratégico na construção de uma força de trabalho resiliente e orientada para o futuro.

Foto: iStock

Leia também

Está começando uma empresa? Veja 5 erros para evitar

Tags