Na operação diária, o varejista é cercado de desafios. Entre eles, o grande volume de produtos que fazem parte do estoque da loja, o alto fluxo de pessoas nos corredores, a variedade de mercadorias e as várias particularidades de cada uma, com suas tributações, regras, processo de venda, entre outros.
Por isso, hoje, é imprescindível contar com ferramentas capazes de auxiliar toda a operação, mantendo qualidade em todos os setores da loja.
Para entender as vantagens da automação tecnológica no varejo, Farias Souza, CEO da Vércer, joint venture entre a Associação Paulista de Supermercados (APAS) e a GS1 Brasil, lista algumas delas. Acompanhe:
Com a automação nos processos, é possível conquistar redução de tempo de ativação dos produtos, tornando a empresa mais produtiva.
A automação no varejo também pode ajudar na satisfação do consumidor final já que, com informações assertivas, completas e atualizadas, pode-se conquistar melhor experiência de compra e agilidade.
Os varejistas que atuam com processos manuais, com o mínimo de automação, podem sofrer alguns riscos nos negócios.
Entre eles, falta de padronização, informações incorretas, ineficiências na gestão logística e no transporte, além de aumentar o risco de ruptura no ponto de venda, afetando prejudicando os resultados finais.
Outra vantagem é que, hoje, a automação no varejo em um processo viável para empresas de quaisquer portes e não apenas para grandes corporações. Por meio dela, é possível minimizar os erros humanos e proporcionar total agilidade em todo o processo cadastral.
É comum cada departamento da empresa insira dados sobre os itens no sistema de um jeito diferente, sem qualquer tipo de padronização. Assim, muitas vezes, as informações estão incompletas e incorretas.
Por vezes, também é comum no dia a dia das empresas a inserção de dados dos produtos em locais diferentes, e-mails ou mensagens de WhatsApp, por exemplo, o que dificulta a organização das informações.
E em meio a tantos dados, que estão em constante atualização, fazer controle torna-se um trabalho difícil e sujeito a erros e ineficiências na gestão logística e no transporte, além de aumentar o risco de ruptura no ponto de venda.
Para as empresas que desejam realizar todos esses passos com sucesso, a Vércer pode ser uma aliada, pois garante que os dados cadastrais dos produtos estejam completos, consistentes, atualizados, padronizados e certificados.
“Isso resulta em agilidade no cadastro desses produtos ou lançamentos, classificação tributária correta e um controle de estoque totalmente eficiente”, sintetiza Souza.
Foto: iStock
Vércer traz solução completa para o cadastro atualizado de produtos
Send this to a friend