Escreva para pesquisar

Conheça 6 vantagens da automação tecnológica no varejo

Na operação diária, o varejista é cercado de desafios. Entre eles, o grande volume de produtos que fazem parte do estoque da loja, o alto fluxo de pessoas nos corredores, a variedade de mercadorias e as várias particularidades de cada uma, com suas tributações, regras, processo de venda, entre outros.

Por isso, hoje, é imprescindível contar com ferramentas capazes de auxiliar toda a operação, mantendo qualidade em todos os setores da loja.

Para entender as vantagens da automação tecnológica no varejo, Farias Souza, CEO da Vércer, joint venture entre a Associação Paulista de Supermercados (APAS) e a GS1 Brasil, lista algumas delas. Acompanhe:

1. Ganho de produtividade

Com a automação nos processos, é possível conquistar redução de tempo de ativação dos produtos, tornando a empresa mais produtiva. 

2. Preferência do consumidor

A automação no varejo também pode ajudar na satisfação do consumidor final já que, com informações assertivas, completas e atualizadas, pode-se conquistar melhor experiência de compra e agilidade.

3. Mais eficiência na gestão com a automação

Os varejistas que atuam com processos manuais, com o mínimo de automação, podem sofrer alguns riscos nos negócios.

Entre eles, falta de padronização, informações incorretas, ineficiências na gestão logística e no transporte, além de aumentar o risco de ruptura no ponto de venda, afetando prejudicando os resultados finais.

4. Viabilidade para empresas de quaisquer portes

Outra vantagem é que, hoje, a automação no varejo em um processo viável para empresas de quaisquer portes e não apenas para grandes corporações. Por meio dela, é possível minimizar os erros humanos e proporcionar total agilidade em todo o processo cadastral.

5. Evitar falhas humanas

É comum cada departamento da empresa insira dados sobre os itens no sistema de um jeito diferente, sem qualquer tipo de padronização. Assim, muitas vezes, as informações estão incompletas e incorretas.

6. Unicidade de dados

Por vezes, também é comum no dia a dia das empresas a inserção de dados dos produtos em locais diferentes, e-mails ou mensagens de WhatsApp, por exemplo, o que dificulta a organização das informações.

E em meio a tantos dados, que estão em constante atualização, fazer controle torna-se um trabalho difícil e sujeito a erros e ineficiências na gestão logística e no transporte, além de aumentar o risco de ruptura no ponto de venda.

Para as empresas que desejam realizar todos esses passos com sucesso, a Vércer pode ser uma aliada, pois garante que os dados cadastrais dos produtos estejam completos, consistentes, atualizados, padronizados e certificados.

“Isso resulta em agilidade no cadastro desses produtos ou lançamentos, classificação tributária correta e um controle de estoque totalmente eficiente”, sintetiza Souza.

Foto: iStock

Leia também

Vércer traz solução completa para o cadastro atualizado de produtos

Tags