Sessenta por cento dos Recursos Humanos das empresas não têm um programa de diversidade e inclusão para os colaboradores.
É o que revela a Pesquisa de Tendências no RH em 2022, realizada numa parceria entre a Catho, marketplace de tecnologia que conecta empresas e candidatos de forma gratuita, e a Reconnect | Happiness At Work, empresa brasileira especializada em “Felicidade no Trabalho”.
O levantamento que revelou as principais prioridades da área contou com a participação de 874 respondentes de empresas de todo o País.
Além da maioria das empresas alegarem não terem um programa voltado à diversidade e inclusão, apenas 25,7% disseram pretender aumentar o investimento nesse quesito em 2022.
Entre as demais, 35,3% das empresas têm ou mantiveram esse tipo de programa mesmo durante a pandemia e apenas 4,6% disseram ter que interrompê-los como consequência da aparição do vírus em todo o mundo.
“As empresas precisam entender que o investimento em práticas de diversidade e inclusão é muito importante para qualquer organização e que precisa estar entre as prioridades do RH. Assim, estaremos no caminho, mesmo que a passos curtos, de um mercado de trabalho cada vez mais igualitário e justo para todos”, declara Christiana Mello, CGO-H da Catho.
“As empresas precisam entender que os temas da diversidade e inclusão são essenciais para construírem um ambiente com segurança psicológica. E isso é fundamental para a sustentabilidade e inovação dos negócios”, explica a especialista em Felicidade Corporativa, Renata Rivetti, diretora da Reconnect.
A Pesquisa de Tendências do RH foi realizada entre novembro e dezembro de 2021, em uma parceria entre a Catho e a Reconnect | Happiness At Work, contando com a resposta de 874 profissionais de todo o Brasil. Além disso, a Catho conta com mais de 400 mil oportunidades para se candidatar gratuitamente.
A pesquisa ainda revelou outros pontos interessantes em relação às tendências para o mercado de trabalho em 2022. Para 77,2% dos respondentes o principal foco do setor no ano será na Segurança e bem-estar do colaborador, seguido pela Formação de Líderes, apontada por 73,3% e Cultura Organizacional com 70%. Confira a lista de tendências completa:
Segurança e bem-estar do colaborador – 77,20%
Formação de Líderes – 73,37%
Cultura Organizacional – 70,85%
Programas de Avaliação de Desempenho – 70,05%
Experiência do colaborador (Employee Experience) – 68,18%
Experiência do candidato – 66,05%
Transformação digital no setor – 56,36%
Programa de Jovem Aprendiz e/ou Estágio – 53,75%
Metodologias Ágeis – 52,40%
Employer Branding – 50,92%
Capacitação Remota – 50,69%
People Analytics – 48,63%
Programas de Inclusão e Diversidade (Pessoas com deficiência, LGBT+, Terceira Idade, Refugiados, entre outros) – 46,12%
Formatos de jornada de trabalho – 44,06%
RH Mobile: Aplicativos para solução de problemas (Chatbot, sistemas, etc) – 42,38%
Estrutura de trabalho remoto – 41,45%
Inteligência Artificial – 39,97%
Gamificação no ambiente de trabalho – 38,23%
Anywhere Office – 29,44%
Foto: iStock
Send this to a friend