Adotado por conta das medidas de distanciamento, empresas e funcionários mostram que o home office será tendência no pós-pandemia.
Nesse sentido, as reuniões online continuaram sendo uma constante no mundo corporativo.
Por isso, o Portal de Notícias da GS1 Brasil conversou com duas especialistas: a consultora em comunicação, fonoaudióloga especialista em voz e comentarista semanal na Rádio CBN, Leny Kyrillos, e a estrategista em marca pessoal da Betafly BrandMakers, Susana Arbex de Araujo, que trazem as 7 principais dicas para fugir das ciladas das reuniões online. Confira!
Susana Arbex, estrategista em marca pessoal. Créditos: divulgação
Segundo Susana Arbex, é preciso evitar fazer videochamadas para tudo. Cheque sempre se não é possível mesmo resolver via e-mail ou telefone.
Para ela, uma sugestão é usar a técnica dos “memos”, do CEO da Amazon, Jeff Bezos, enviando a informação “hard”, a mais difícil, previamente.
Além disso, ela destaca que não há nada mais exaustivo do que reunião de apresentação de dados, em uma via de uma só mão. “Procure usar tempo para interagir”, recomenda.
Pessoas prolixas, ou seja, que falam demais, parecem querer ocupar o espaço. Ela fala, fala, rodeia e usa uma comunicação muito longa. Isso acaba atrapalhando, indica Lenny Kyrillos, como um problema nas reuniões online.
“O outro extremo é a pessoa que não participa. Que se faz de morta lá e fica quieta enquanto às coisas acontecem. O que é muito ruim para sua imagem e reputação”, acrescenta.
Tenha cuidado com os detalhes da imagem do ambiente que irá aparecer no vídeo. Alguns objetos podem gerar impressões diferentes da que você busca passar, orienta Lenny Kyrillos.
“Entenda que você está atuando profissionalmente. Apesar de estar na sua casa, cuide para que o cenário seja o mais profissional possível”, explica.
A maior cilada ainda é a clássica: deixar a câmera aberta e fazer algo íntimo na frente de todo mundo, como tomar banho ou trocar de roupa, diz Susana Arbex.
Para evitar surpresas, teste a plataforma de reuniões online com antecedência e todos os recursos disponíveis, diz Lenny.
Leny Kyrillos, consultora e comunicação. Foto: divulgação
Para Lenny Kyrillos, algumas situações chamam atenção e têm acontecido de maneira frequente. Portanto, merecem atenção, a exemplo dos problemas relacionados à internet.
“Sabemos como é complicado quando estamos falando e, de repente, a sua imagem congela. Vale a pena para quem está trabalhando em casa investir em uma internet de qualidade. De preferência, ligue o cabo diretamente no computador. Para não depender da rede sem fio”, recomenda.
“Uma outra situação bastante desagradável e que pode ser evitada é não quebrar a confidencialidade da reunião”, ensina Susana.
Quando um assunto delicado está sendo tratado, uma pessoa que passa, mesmo que sem intenção, pode deixar as pessoas inseguras.
“Use fone de ouvido e garanta que assuntos privados serão respeitados, sem a interferência de terceiros”, sugere.
Foto: iStock
Home office será tendência no pós-pandemia
Send this to a friend