As empresas sabem que, à medida que os clientes se tornam mais espertos e os produtos são cada vez mais comoditizados, eles precisam obter algumas vantagens no mercado atual.
A fim de melhorar as habilidades de vendas e solucionar essas e outras dúvidas frequentes, o Rain Group, uma empresa de treinamento, estudou mais de 700 compras B2B do ponto de vista dos clientes para descobrir o que aconteceu com as suas experiências de compras.
Então, confira as 5 habilidades de vendas que são essenciais para conquistar seus clientes e ter mais sucesso nas vendas.
O comprador do mercado atual traz o valor consigo na hora da decisão final.
Ou seja, os vendedores não precisam apenas vender, mas também expandir os horizontes do comprador e dar-lhes novas idéias que mudam o seu pensamento.
Na verdade, o estudo descobriu que os verdadeiros vendedores, educam os compradores, ou seja, os clientes, com novas ideias.
Por exemplo, você por ser um vendedor de tecnologia, deve saber o que o comprador está pesquisando e o que pode solucionar o seu problema, com uma simples conversa.
Se o ponto é educá-los sobre o que não encontraram, apresenta alguns modelos que podem fazer sentido, a partir da primeira conversa onde você escuta todos os pontos de dificuldade que ele sente com o produto atual.
Ao educar o cliente, ao invés de regurgitar informações, você acaba fornecendo valores que não podem ser obtidos em outro lugar.
Os clientes de hoje querem fazer parte da solução.
Ou seja, significa que os vendedores devem trabalhar com eles para desenvolver soluções para atingir metas mútuas.
Na verdade, 43% dos vendedores de alto desempenho avaliam a capacidade de trabalhar em colaboração aos prospectos (futuros clientes).
Ao desenvolver as habilidades de vendas nesse ponto, o vendedor mostraria aos seus clientes uma variedade de produtos de diversos valores só porque acha necessário.
Mas ele precisa apresentar produtos que façam sentido aos clientes, sanando todas as suas necessidades atuais.
Uma forma de melhorar as habilidades de vendas é ouvir o que os clientes têm a dizer.
Quando você faz perguntas envolventes e acompanha de maneiras que demonstrem a compreensão, você cria uma relação de confiança e um relacionamento valioso.
Ou seja, a frase “esteja sempre ajudando” nunca fez tanto sentido como agora para melhorar as suas habilidades de vendas. Esse é um pilar da metodologia de vendas de entrada, junto com:
Cada uma dessas etapas exige que você ouça o cliente.
Se você não fizer uma pausa para pensar em uma resposta completa, será difícil passar pelo processo de entrada.
A primeira coisa a se saber é que o comprador precisa estar convencido.
Os vendedores devem mostrar aos clientes em potencial como sua solução/produto ajudará a alcançar os resultados desejados.
Contudo, vale lembrar que o seu argumento de venda não deve ser o desconto do seu produto.
Portanto, se é dessa forma que você resolve os problemas do seu cliente, você acaba tendo dificuldade para valorizar o que seu produto tem de melhor.
Pegue as respostas que você ouviu e as conversas que teve para criar uma oferta personalizada.
Se o cliente em potencial solicitar um desconto, em vez de dizer “Deixa eu ver o que posso fazer por você” é levá-lo ao gerente de vendas, pergunte: “O que precisa acontecer para você ver essa oferta valer o preço que citamos à você?”
Isso ilumina áreas de fraqueza deixadas em seu argumento e mostra onde você precisa se aprofundar para fornecer valor ao seu prospect.
Se você como um bom vendedor não conseguir atender as expectativas dos compradores, será bem difícil criar uma confiança com ele.
66,7% dos vendedores vencedores relataram descrever com precisão o processo de compra com os seus clientes em potencial, de acordo com a pesquisa RAIN.
Ou seja, de todas as habilidades de vendas que consideramos essenciais para conquistar os clientes, essa é considerada uma das mais importantes.
Caso o vendedor passe uma informação incorreta para o prospect sobre o processo de compra, as chances de perder a venda é grande.
Isso é o que faz jus a nossa frase “esteja sempre ajudando”.
Os vendedores vencedores ajudam os seus clientes dizendo a verdade sobre o que eles receberão ao contratar um produto ou serviço.
Ou seja, se você oferece algo que não tem em seu escopo de produtos para o cliente, a fim de conquistá-lo, a confiança acaba sendo perdida e coloca ambos os lados para o fracasso na venda.
Foto: iStock
Send this to a friend