Ser dono do próprio negócio está entre os principais projetos de milhares de brasileiros e brasileiras em 2021.
Seja por força da necessidade (desemprego ou busca de uma renda complementar) ou por oportunidade, o fato é que um enorme contingente de pessoas deve criar uma empresa neste ano, mantendo a tendência que já percebida em 2020.
Pesquisa feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) indica que o Brasil pode ter batido, no ano passado, um nível recorde de empreendedorismo no País, com aproximadamente 25% da população adulta envolvida na abertura de um novo negócio ou com uma empresa com até 3,5 anos de atividade.
Atualmente, o mercado nacional conta com cerca de 11 milhões de Microempreendedores Individuais (MEIs) e 7,5 milhões de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) formalizadas.
A seguir, o gerente de soluções do Sebrae, Diego Demetrio, lista uma série de qualidades essenciais para fortalecer o potencial como empreendedor.
Para montar o próprio negócio, é fundamental ter iniciativa. Sonhar muitos sonham, mas ter a ação e colocar em prática exige disposição e coragem para fazer.
Empreendedores são pessoas que não ficam à espera de uma solução (seja da família, do governo, da empresa). Elas criam oportunidades com os desafios que a vida apresenta.
Seja lançando um serviço, um produto ou atendendo a uma necessidade local. O empreendedor age com proatividade nas situações, em busca de possiblidades para expandir os negócios, e aproveita momentos incomuns para progredir.
Um empreendedor está sempre em busca de novidades na área de atuação, lê notícias, observa comportamentos, fica de olho em tendências e estuda a concorrência.
Essa busca motiva a sua criatividade e aumenta o comprometimento com o negócio. Essa busca por fatos e dados facilita a tomada de decisão.
Empreendedores tomam decisões todos os dias e para isso precisam estar seguros. A própria decisão de montar o negócio já exige um nível de assertividade.
Essa característica é desenvolvida a partir da curiosidade. Estar atualizado, bem informado sobre o segmento e ter um plano de negócios ajuda bastante a pessoa a fazer escolhas de forma consciente e equilibrada.
Empreender é arriscar, testar, avaliar, avançar e, muitas vezes, recuar. Em todas essas etapas, é preciso ter planejamento e calcular todos os fatores envolvidos.
Um bom empreendedor corre riscos de forma inteligente, com possíveis lucros e perdas desenhados. Ele procura e avalia alternativas para tomar decisões, buscando reduzir as chances de erro e aceita desafios moderados, com boas chances de sucesso.
Acreditar no que faz e ser comprometido com o negócio é essencial. O empreendedor é um apaixonado pelo negócio, se dedica, está presente ou se faz presente no dia a dia da equipe.
Essa característica envolve sacrifício pessoal, colaboração com os funcionários e dedicação com os clientes. O empreendedor traz para si mesmo as responsabilidades sobre sucesso e fracasso.
Um empreendedor de sucesso tem organização, planejamento e conhece a empresa para colocar metas e resultados. Os objetivos são claros e definidos para curto e longo prazo.
Toda a equipe tem contato com esses planos e é motivada a perseguir o caminho. Os objetivos traçados precisam ser desafiantes, mas sempre conectados com a realidade da empresa.
Qualquer empreendedor é um vendedor. Ele precisa convencer outras pessoas sobre a importância do produto/serviço.
Por mais que não esteja na linha de frente das vendas, o empresário vai precisar se comunicar com fornecedores, investidores, compradores, revendedores… Essa rede de contatos é fundamental para a manutenção do negócio.
O primeiro a acreditar no modelo de negócio precisar ser o próprio empresário. A partir disso, será possível convencer cada vez mais colaboradores e clientes de que o produto ou serviço oferecido é rentável.
Foto: Getty Images
Send this to a friend