No universo da Internet, os conteúdos em vídeo valem mais que mil palavras. Essa frase não poderia ser mais verdadeira, já que o consumo e criação de vídeo se tornou uma das principais tendências do ecossistema digital, e pode ser comprovado pelo grande sucesso de plataformas como o TikTok e no buzz que os vídeos deram a outras redes como Instagram, Facebook ou Twitter.
Os dados atestam o poder deste formato. De acordo com o Relatório Digital Hootsuite 2021, o consumo digital da população está crescendo rapidamente. Plataformas como YouTube, TikTok ou Instagram estão entre as páginas mais consumidas pelos usuários.
Os meses de isolamento social e as mudanças econômicas, sociais e culturais fizeram com que o consumo de vídeos online quadruplicasse. Segundo o mesmo estudo, uma pessoa gasta em média 43 minutos por dia apenas assistindo a conteúdos em vídeos na internet.
Além disso, o conteúdo que mais cresceu neste último ano é o infantil, com um aumento de 57% em todo o mundo. Nesse sentido, as plataformas online oferecem inúmeras vantagens, pois são interativas, captam a atenção do usuário, transmitem emoções e geram histórias.
No entanto, para entender o verdadeiro impacto dos vídeos, basta recorrer à plataforma líder neste formato.
O YouTube é, hoje, a principal referência para consumidores e criadores de vídeos e o segundo site mais visitado do mundo, segundo o Alexa Rankings, abaixo apenas do Google. Essa informação fala sobre grandes comunidades que convergem, convivem e são influenciadas pela incontável quantidade de conteúdos, temas e criadores; estes encontram no espaço uma forma de se expressar, se divertir e até mesmo fazer uma carreira lucrativa.
“O cenário da economia dos criadores muda diariamente. São novos nomes e novas plataformas que alimentam as comunidades com ideias autênticas e criativas. Portanto, como em qualquer outro mercado, é essencial saber se diferenciar da concorrência, criar lembrança de marca entre a audiência e investir em conteúdos de qualidade”, explica o country manager da Jellysmack no Brasil, Bruno Belardo.
Para atrair a atenção de um público que tem muitas opções para assistir, os vídeos precisam se destacar na multidão.
E a verdade é que, para conseguir isso, você não precisa de um estúdio enorme ou câmeras profissionais. A tecnologia móvel avançou muito devido à qualidade visual e auditiva dos smartphones, portanto, esse avanço na inovação reduziu alguns custos em materiais, permitindo um maior surgimento de criadores nos meios digitais.
Pensando nisso, a Jellysmack preparou uma lista de dicas úteis e estratégicas para elevar o nível de qualquer conteúdo em vídeo.
Para iniciar, não é necessário nada muito sofisticado. Com uma ring light, um bom fundo, seu HD externo e um tripé, você pode começar sem problemas. O objetivo é criar um vídeo que seja de fácil visualização e compreensão. Não esqueça que o que mais comunica com o público é ser natural.
A criação de conteúdo que não foi visto ou que tem algum diferencial gera uma expectativa maior no público. Algumas vezes isso é mais complicado, mas não impossível.
A melhor maneira de obter o conteúdo certo é observar o que sua concorrência e seu público-alvo estão fazendo.
Um vídeo que gere uma conversa no público é fundamental para o seu sucesso. Pesquise nas redes e investigue que tipo de conteúdo pode gerar uma tendência. O objetivo é ser lembrado, atrair e não deixar o top of mind da comunidade.
Não importa o formato em questão ou a plataforma a partir da qual você cria o conteúdo. Existem muitas ferramentas de publicação disponíveis hoje em dia.
Agendar seu conteúdo é essencial para manter seu público engajado e garantir o sucesso a longo prazo. Além disso, há dias e horários em que um vídeo faz mais sucesso nas redes sociais. Revise-os e publique com base neles.
Voltando a um dos pontos já mencionados anteriormente, às vezes a qualidade do vídeo não é mais importante do que um áudio excelente.
Se você quiser que a mensagem chegue bem à comunidade, precisará de um bom microfone. Lembre-se de que as ideias são melhor transmitidas quando expressas em alto e bom som.
Está provado que no primeiro minuto é quando os usuários podem ficar presos ao que veem. A duração ideal é entre 30 segundos e 5 minutos, embora dependendo do seu formato, você possa dar mais tempo (por exemplo, um unboxing, um tutorial ou um podcast em vídeo podem ser mais longos).
Conhecer seu público significa conectar-se melhor com ele. Cada plataforma possui formas diferentes de interagir e consumir conteúdo, por isso é necessário escolher o melhor formato para cada rede, isso significa escolher o momento certo, e até mesmo a forma de contar sua história. O mesmo vídeo não se aplica a todas as redes sociais.
O YouTube é, talvez, sua principal plataforma para criar, mas isso não significa que você tenha que deixar outras plataformas de lado. Pelo contrário, diversificar e alcançar mais pessoas não só irá expandir sua audiência, mas se estiver pensando em rentabilizar o conteúdo, será mais eficaz se você aparecer em mais redes sociais, ao invés de ficar preso a uma plataforma.
Fotos: iStock
Send this to a friend