Escreva para pesquisar

8 tendências tecnológicas que devem ser destaque em 2021

A cada ano, a transformação da área de tecnologia acontece num ritmo mais acelerado, fazendo com que as empresas precisem estar sempre um passo à frente, prevendo tendências e antecipando novas demandas.

Tecnologias que facilitam o trabalho remoto e a digitalização dos negócios, colaborando para que as organizações se tornem mais flexíveis e adaptadas a uma nova realidade, como automação, blockchain, Inteligência Artificial (IA) e machine learning, se tornaram destaque em 2020 e são algumas das que devem prevalecer em 2021.

A seguir, o coordenador do curso de Gestão de Startups e Empreendedorismo Digital do Centro Universitário Internacional Uninter,  Armando Kolbe Junior, lista algumas soluções tecnológicas que devem ganhar destaque neste ano. Acompanhe.

1. Realidade aumentada no meio corporativo

As realidade virtual e a realidade aumentada, que se tornaram populares nos games, não são mais exclusivas do entretenimento. Hoje, elas podem ser utilizadas na formação/capacitação de colaboradores de uma empresa ou mesmo para reabilitação física, medicina ou ações marketing. O objetivo é aproveitar todo o potencial oferecido por essas tecnologias e as capacidades cada vez maiores de dispositivos compatíveis que, além de proporcionarem uma experiência imersiva, estão se tornando mais acessíveis.

2. Tecnologias nativas da nuvem

Desenvolvidas para impulsionar a inovação rápida, as tecnologias nativas da nuvem são mais fluidas, colaborativas e automatizadas, oferecendo às empresas a possibilidade de melhorar seus negócios e, consequentemente, a experiência do cliente.

Agilidade e praticidade são palavras de ordem neste contexto, sendo assim, são previstas algumas mudanças na computação em nuvem. Plataformas de contêineres (gerenciamento de informações) e computação sem servidor são algumas tendências tecnológicas que se tornarão mais proeminentes em 2021.

3. Blockchain

imagem com conceito de blockchain

O aumento nas transações de criptomoedas registrado nos últimos meses começou a atrair mais atenção das autoridades para evitar questões como lavagem de dinheiro e financiamento de grupos terroristas.

Para rastrear o envio e o recebimento de moeda digital, muitas instituições estão investindo em blockchain, tecnologia que pode proporcionar maior segurança para diversos tipos de transações online e evitar fraudes e vazamento de informações. Nesse caso, se não houver consenso entre as partes envolvidas, os dados não podem ser trocados.

4. Automação

A automação tem sido implantada em diversas empresas para torná-las mais eficientes nas operações de produção, atendimento e gestão.

De acordo com a previsão do Gartner Group, líder mundial em pesquisa e consultoria, até 2021, a área de automação robótica crescerá cerca de 20%, ou seja, uma receita aproximada de quase US$ 2 bilhões.

5. Inteligência Artificial

O uso de inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina já é uma tendência há algum tempo, tanto que passaram a fazer parte do dia a dia das pessoas de várias formas.

São exemplos o Google Assistant, Siri e Alexa; Smart Homes, com a Internet das Coisas (IoT), que podem controlar vários dispositivos à distância: ligar ou desligar o ar-condicionado ou as luzes e ter controle universal sobre todos os dispositivos eletrônicos.

O que se espera, aqui em diante, são novas aplicações, como a integração da automação na fabricação e distribuição de peças, e a adoção de práticas que permitam que a tecnologia seja usada de maneira mais ética e responsável.

6. Cibersegurança

O crescente uso da internet tem sido acompanhado por um aumento do crime cibernético, levando a novos tipos de golpes e fraudes contra pessoas físicas e jurídicas, o que torna o ambiente menos amigável.

Nesse caso, é mais do que necessário investir em segurança de rede, criando uma forma de evitar ataques e proteger os dados de hackers.

7. Home office

O trabalho remoto foi uma tendência que se intensificou em 2020 e continuará a existir em 2021. Considerando que em muitas áreas, os escritórios domésticos se tornarão mais práticos, ágeis e até lucrativos, então as pessoas esperam que os escritórios domésticos continuem a crescer.

Para manter distância física entre os funcionários, as organizações precisarão investir ou persistir no uso de novos sistemas de comunicação para melhorar a experiência do funcionário.

8. Rede 5G

A tão esperada tecnologia 5G no Brasil pode não só aumentar a velocidade das conexões móveis e reduzir o consumo da bateria dos telefones celulares, mas também trazer uma série de benefícios para diferentes segmentos de mercado.

Conectar casas, indústrias e até cidades inteiras é outra vantagem que a internet móvel de quinta geração pode oferecer, pois pode promover a realização da cirurgia de telemedicina e o desenvolvimento de veículos autônomos além de outras facilidades.

Fotos: Getty Images

Leia também

Estudo da GS1 aponta tendências e tecnologias para o futuro

Tags

Send this to a friend