Escreva para pesquisar

Aché inicia operação do armazém robotizado em Pernambuco

O Aché Laboratórios Farmacêuticos iniciou a operação de seu armazém vertical na planta industrial de Pernambuco, que está localizada no Complexo Industrial e Portuário de Suape, no Cabo de Santo Agostinho em um terreno de 250 mil metros quadrados.

armazem vertical do laboratorio Aché em pernambuco

Novo armazém vertical robotizado do Aché – Foto: Divulgação

Com um aporte financeiro de R$ 45 milhões, o espaço conta com tecnologias em automação e robotização importadas da Suíça e da Alemanha, que proporcionam a integração digital em toda a planta, desde o recebimento de insumos, armazenagem e embalagem até a expedição.

O processo robotizado com uso de AGVs (Automated Guided Vehicles) e transelevadores, integrando todo o sistema produtivo, fortalece as iniciativas de indústria 4.0 da empresa.

Com a inauguração, os insumos farmacêuticos ativos utilizados pelo Aché e os produtos acabados produzidos pela unidade de Pernambuco passarão a ser armazenados no local. O objetivo da companhia é otimizar o processo de produção em busca de melhorias contínuas na excelência operacional.

A expectativa da companhia é colocar em prática o Sistema MES (Manufacturing Execution Systems) tendo sua primeira fase implementada em 2021 e conclusão total em 2023. O sistema permitirá que a empresa tenha disponível on-line todos os dados de um lote de produto, desde a matéria prima até a sua aprovação, incluindo os dados de rastreabilidade.

Outras iniciativas para a excelência na Indústria 4.0 também estão sendo adotadas em outras unidades industriais da empresa pelo país. No estado de São Paulo, a produção de medicamentos líquidos na cidade de Guarulhos (SP) já é 100% automatizada desde 2007 com processos de fabricação e limpeza dos equipamentos e linhas de transferência realizados por meio de receitas eletrônicas gerenciadas por software e interface homem máquina (IHM). Na outra unidade presente no Estado, na cidade de São Paulo, o Aché também utiliza equipamentos específicos para a produção gerenciados por receitas eletrônicas.

O Aché é uma empresa 100% brasileira, fundada há 54 anos, que emprega mais de 5 mil colaboradores. A companhia possui um portfólio de 357 marcas, em 899 apresentações, de medicamentos sob prescrição, genéricos e isentos de prescrição (MIPs). Possui cinco plantas industriais nos estados de São Paulo, Paraná, Goiás e Pernambuco.

Fotos: Divulgação Aché

Leia mais

Aché segue investindo na rastreabilidade de medicamentos

GS1 apoia campanha global de combate a medicamentos falsos

 

Tags

Send this to a friend