Escreva para pesquisar

Paletes inteligentes: Activa-ID aposta na logística sustentável

paletes inteligentesA Activa-ID é uma empresa que atua há mais de 15 anos nas áreas de tecnologia de identificação, rastreabilidade e conectividade.

Recentemente, a empresa inovou ao apresentar paletes inteligentes que prometem trazer mais eficiência à área de logística.

Esses paletes contêm sensores de identificação e rastreamento que permitem o monitoramento em tempo real da localização, condições de armazenamento e manuseio dos produtos transportados. Com essas informações, as empresas podem otimizar sua cadeia de suprimentos e tomar decisões mais assertivas com relação ao gerenciamento de estoques, rotas de transporte e previsão de demanda. A iniciativa da Activa-ID é um exemplo de como a tecnologia pode ser aplicada para aprimorar processos e aumentar a eficiência do setor logístico.

Aliás, “Logística Sustentável” foi o tema escolhido pela empresa ao apresentar essa solução ao Brasil em Código 2023, evento desenvolvido pela GS1 Brasil, e considerado o maior encontro de inovação e tecnologia do País.

O primeiro diferencial dos paletes oferecidos pela Activa-ID começa pelo material escolhido para o desenvolvimento dessas peças, que substitui a madeira pelo plástico, tornando-as ambientalmente corretas. “Os paletes de plástico têm se destacado como alternativa viável pela praticidade, segurança, higiene, durabilidade e talvez o mais importante deles: grandes restrições ao palete de madeira impostas por muitos países”, justifica a diretora executiva da Activa-ID, Luciana Cabrini.

Além da matéria-prima sustentável, a automação é outro destaque desta nova solução da Activa-ID. Afinal, os paletes inteligentes de plástico ganharam padrões de identificação que podem ajudar na visibilidade desses materiais. “Nossos paletes foram otimizados com a tecnologia de RFID aplicada ao produto. Com pioneirismo no mercado, a etiqueta é derretida na superfície do palete e eles se tornam um”, explica Luciana.

Benefícios da automação aplicada aos paletes inteligentes

Os paletes inteligentes da Activa-ID com RFID aplicado aos plásticos podem trazer uma série de benefícios para toda a cadeia, garantindo visibilidade de ponta a ponta. Entre eles:

Rastreabilidade: as etiquetas RFID em cada unidade permitem rastrear, de forma precisa e automática, o movimento dos paletes. Tudo isso é possível porque leitores fixos são instalados em portais estratégicos de entrada e saída no Centro de Distribuição (CD) ou nos locais de produção. Além disso, pode garantir visibilidade na comunicação entre os envolvidos na cadeia de suprimentos.

As informações de localização são enviadas de volta para um banco de dados central onde podem ser analisadas. Isso permite determinar quantos Itens de Transporte Retornável (RTIs) foram despachados para um determinado fornecedor ou cliente, para que seja possível identificar qual parceiro comercial entrar em contato na necessidade de devolução de algum item, por exemplo.

Identificação única: a etiqueta RFID colocada na embalagem torna cada caixa e palete único (a) e inteligente.

Isenção de avarias: as etiquetas RFID IML de longa duração são parte integrante do seu Item de Transporte Retornável (RTI) e não podem ser removidas.

Resistência ampla: as etiquetas no molde resistem à umidade e a temperaturas extremas. Também são resistentes a arranhões e rachaduras, e não podem ser removidas mesmo em lavagem com alta pressão.

Conteúdo exclusivo

Empresas de quaisquer portes que desejam participar de grandes negócios ou crescer internacionalmente precisam estar alinhadas com o conceito de ESG, sigla em inglês, que representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa (Environmental, Social and Governance). E essas regras também valem para o setor de logística, que precisa ter práticas sustentáveis e ambientalmente responsáveis.

Diante desse desafio, a Activa-ID desenvolveu o caderno “Logística Sustentável”, como forma de alertar o setor para essa importância e também mostrar de que forma os paletes inteligentes e sustentáveis podem fazer a diferença nas operações. “Esperamos comprovar que ‘logística sustentável’ não é um gasto, mas, sim, um investimento para empresas que pretendem crescer, serem lucrativas e, ao mesmo tempo, respeitadas no mercado”, sintetiza Luciana.

Para ter acesso a este conteúdo, acesse: www.activa-id.com.br ou use o QR Code:

paletes inteligentes

 

Fotos: divulgação

Leia também

Histórias que inspiram: Activa-ID cria soluções para retomada

Tags