Escreva para pesquisar

App Carnaval 4.0 conecta pessoas com desfile da Rosas de Ouro

No Carnaval 2020, a Rosas de Ouro vai apresentar no Sambódromo de São Paulo um desfile tecnológico com o samba-enredo Tempos Modernos, que traz várias inovações, entre elas o aplicativo Carnaval 4.0.

O app é resultado de um trabalho colaborativo entre artistas, acadêmicos, estudantes e especialistas de tecnologia, conduzido pelas Universidades Mauá, USP e FEI, em parceria com a GS1 Brasil, e foi desenvolvido especialmente para a Rosas de Ouro para interação com o público no desfile.

O samba-enredo Tempos Modernos mostra a importância da Quarta Revolução Industrial para o desenvolvimento do Brasil, destacando o potencial transformador da tecnologia para a vida das pessoas.

O app pode ser baixado pela Apple Store ou Play Store e as pessoas poderão produzir fotos e filmes usando ferramentas de realidade aumentada com o robô que é mascote da escola, o ROXP4.

Segundo o professor  do Instituto Mauá de Tecnologia, Ari Costa, os movimentos dos passistas sambando são transferidos para o robô. Com isso, o usuário pode acompanhar a mascote dançando por meio do celular e em diferentes cenários.

É possível, ainda, vestir as fantasias da escola, saber a frequência cardíaca dos passistas, fazer testes para autoanálises sobre conhecimentos em tecnologia, etc.

“Também conseguiremos monitorar a evolução da Rosas de Ouro ao longo do desfile. Isso, com o auxílio de etiquetas de RFID ancoradas na fantasia, de maneira digital. Assim, será possível saber, em tempo real, se as composições da escola estão adiantadas no tempo ou não”, diz o professor Ari.

O aplicativo fornece hot links para páginas na internet, onde é possível obter mais detalhes sobre o enredo da Rosas de Ouro e os preparativos para o desfile.

Os organizadores prometem o acesso a vídeos em 360º, que será uma degustação do documentário que está em produção sobre este desfile da escola.

Para Élcio Brito, diretor da SPI Integração de Sistemas, empresa nacional que promove soluções em automação industrial e tecnologia da informação e que foi o CEO do projeto digital da Rosas de Ouro, o desfile deste carnaval será histórico e inaugurará o movimento de interação na avenida, adicionando uma nova dimensão artística neste evento que é considerado um dos maiores espetáculo do mundo.

Foto ilustrativa: Getty Images

Leia também

Conheça as tecnologias GS1 no Carnaval da Rosas de Ouro

GS1 Brasil participa de desfile tecnológico da Rosas de Ouro

Tags

Send this to a friend