A relação colaborativa entre organizações e instituições de ensino ajuda a desenvolver as habilidades dos estudantes, enriquecer os conhecimentos dos envolvidos e trazer o lado prático do mercado para complementar a formação acadêmica.
A GS1 Brasil apoia esse tipo de ação, tanto que vem estabelecendo várias parcerias com instituições de ensino nos últimos anos. Uma delas é com o Senai, entidade mantida pela indústria que há mais de 70 anos que oferece cursos de formação profissional em várias áreas tecnológicas.
Nessa parceria, a GS1 oferece formação para docentes e alunos do Senai. Como parte das atividades do projeto, os alunos da unidade Morvan Figueiredo – localizada no bairro da Mooca, na capital paulista – desenvolveram um aplicativo de celular para auxiliar as pessoas a consumirem medicamentos.
O app faz a leitura do código GS1 DataMatrix presente na embalagem do medicamento, identifica o produto e a data de validade e, a partir das orientações médicas, programa alarmes para avisar a hora de tomar o remédio.
Pela relevância do projeto, o Senai ganhou o Prêmio Automação 2019, na categoria Educação.
“O Senai tem a preocupação em formar profissionais para o mercado de trabalho. Esse prêmio mostra que estamos no caminho certo”, afirma o coordenador técnico do Senai Morvan Figueiredo, Vinicius de Martin Viude.
Todas as empresas vencedoras do Prêmio Automação 2019 estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) a serem atingidos até 2030.
A iniciativa do Senai contribui para o cumprimento dos ODS:
*A foto de abertura retrata a entrega do Prêmio Automação 2019 para o coordenador técnico do Senai Morvan Figueiredo, Vinicius de Martin Viude (ao centro).
Foto: Marco Flavio/Orquestra de Imagens
Send this to a friend