Escreva para pesquisar

App NuRÓTULO ajuda pessoas alérgicas com uso da tecnologia

O NuRÓTULO é um aplicativo que auxilia pessoas com restrições alimentares a fazerem escolhas seguras. Por meio dele, o usuário faz um pré-cadastro indicando os componentes que causam alergia. Depois, basta escanear o código de barras do produto desejado e ver se ele contém, pode conter ou não contém o ingrediente cadastrado.

A CEO do NuRÓTULO, Maira Figueiredo, conta que a iniciativa nasceu quando ela descobriu que a filha tinha alergia alimentar. “Naquele momento, tive a ideia de desenvolver um aplicativo capaz de identificar componentes alérgicos em produtos industrializados através da leitura do código de barras feito pela câmera do celular”, conta.

A JN Moura Informática, que está há quase 30 anos no mercado de tecnologia e atua na área de inovação, é parceira neste projeto junto com GS1 Brasil, auxiliando a integração nas informações no Cadastro Nacional de Produtos (CNP) e na API. Esse cuidado com os dados dos alimentos é o que garante segurança para os consumidores com problemas de alergia.

A iniciativa rendeu ao NuRÓTULO o Prêmio Automação 2019, na categoria Sustentabilidade. “Receber este prêmio é uma motivação para continuarmos nesta estrada, ajudando milhares de pessoas que passam por situação semelhante”, afirma Maira.

Assista ao case do NuRÓTULO

Tecnologia responsável

Todas as empresas vencedoras do Prêmio Automação 2019 estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para serem atingidos até 2030.

O case do NuRótulo contribui para o cumprimento dos ODS:

  • n° 3 – Saúde e Bem-Estar, que visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;
  • n°9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura, que visa construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável, além de fomentar a inovação;
  • n°17 – Parcerias e Meios de Implementação, com o objetivo de fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

*A foto de abertura retrata a entrega do Prêmio Automação 2019 para os representantes do NuRÓTULO.

Foto: Marco Flavio/Orquestra de Imagens

 

Tags