Segundo o Fórum Econômico Mundial, até 2027, 10% do Produto Interno Bruto (PIB) global estará armazenado em blockchain, tecnologia de registro dos criptoativos. E o Brasil deve seguir esse caminho também.
Rodrigo Monteiro, da ABCripto. Foto: divulgação
Em entrevista ao Portal de Notícias da GS1 Brasil, o diretor da Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto), Rodrigo Monteiro, explica que, no País, o blockchain tem crescido no agronegócio, principalmente junto a startups.
“O governo brasileiro também tem investido em inovações em blockchain em prol do comércio exterior brasileiro. É um setor fundamental para a economia do País”, explica.
Segundo ele, tem se falado muito no blockchain porque é um sistema seguro, inovador e descentralizado, que não precisa ser guiado por órgãos governamentais.
Para o executivo ABCripto, um dos principais motivos para o crescimento da utilização é que o blockchain tem se tornado uma tecnologia cada vez mais presente nos negócios.
“Ele é usado para diversos tipos de transações e pode auxiliar na otimização de problemas de eficiência. Entre as aplicações estão: pagamentos e transações internacionais, contratos simples, gerenciamento da cadeia de produção e armazenamento/compartilhamento de informações”, reforça.
O blockchain pode até mesmo ser usado no processo de distribuição das vacinas contra a Covid-19.
Segundo a IBM, a tecnologia pode monitorar a cadeia de suprimentos e controlar, em tempo real, a distribuição dos imunizantes, garantindo mais segurança em todas as etapas da vacinação, além de ajudar a identificar medicamentos falsos.
“Outra tendência é o uso do blockchain por grandes redes de supermercados para monitorar a cadeia de suprimentos”, ressalta.
André Carneiro, consultor pela BBChan/Pitang. Foto: DIVULGAÇÃO
O mundo de negócios é cheio de pontos de interconectividade, segundo o especialista em arquitetura de negócios em blockchain e head Produtos e Tech Manager na BBChain/Pitang, André Carneiro.
Onde há falta de compartilhamento de informação certa com parceiro ou concorrente correto, pode-se gerar valor para as partes sem impactar na vantagem competitiva.
Ele destaca três pontos principais no uso do blockchain no mundo corporativo:
A GS1 Brasil, em parceria com a Korde, abriu inscrições para o Curso de Blockchain para Negócios, que será realizado online, nos dias 24 de maio, das 19h00 às 21h00.
Este é um curso básico voltado para pessoas de qualquer área de atuação, que desejam ter um primeiro contato com o blockchain, uma tecnologia inovadora e revolucionária.
Além de mostrar a mecânica básica de funcionamento, o diferencial do curso será mostrar como a tecnologia pode ser aplicada no mundo dos negócios.
Não é exigido pré-requisito técnico.
Para mais informações, clique aqui.
Para inscrições, acesse: Event Brite.
Foto: iStock
Entrevista: você sabe o que é blockchain para negócios?
Send this to a friend