Escreva para pesquisar

Aumenta o Índice de Automação para Comércio e Serviços em 2020

O Índice de Automação do Mercado Brasileiro de 2020 – que mensura o nível de automação de empresas dos setores de indústria, comércio e serviços – atingiu 0,267, considerando uma escala de 0 a 1. O resultado aponta um crescimento de 3% em relação à 2019. Desde quando começou a ser mensurado, em 2016, o índice registrou uma expansão de 7%.

Considerando as últimas crises econômicas do País e o cenário pandêmico que atinge o mundo, o crescimento desses números mostram que a transformação digital e o movimento de automação das empresas vieram para ficar, e já é visto como investimento essencial, mesmo em momentos de instabilidade.

O Índice de Automação do Mercado Brasileiro é elaborado pela GS1 Brasil em parceria com a GfK e apresenta dados sobre a automação em três frentes: consumidores, indústria e comércio e serviços. O indicador ajuda o mercado a identificar os gargalos da operação e em quais áreas as empresas devem investir em tecnologia para aumentar a competitividade e a produtividade.

No recorte que analisa a automação das empresas dos segmentos de comércio e serviços, o índice foi de 0,228, uma alta de 3% na comparação com 2019. Em quatro anos, o crescimento foi expressivo, chegando a 11%.

Para construir o Índice de Automação para Comércio e Serviços, são realizadas análises em seis dimensões: loja, atendimento, experiência do cliente, logística, sistemas e colaborador. Neste ano, em razão dos impactos da pandemia, a GS1 Brasil incluiu novos dados no estudo para avaliar a intenção de investimento em automação.

Em 2020, o Índice de Automação para Comércio e Serviços foi de 0,228, um crescimento de 3% em relação a 2019

A seguir, confira como a automação tem sido aplicada em áreas estratégicas nos negócios de comércio e serviços.

Loja

As empresas de comércio e serviços possuem, em média, 3 lojas e 4,4 checkouts em cada uma delas. Esses estabelecimentos contam com soluções tecnológicas como leitor de códigos de barras (71%) e checkout integrado ao back-office (45%) – soluções que apresentaram crescimento no último ano. Além disso, 41% das lojas possuem sistema de segurança com acesso remoto.

Atendimento

O Índice de Automação mostra que 78% das empresas possuem um canal de atendimento ao cliente, sendo que 18% delas possuem Unidade de Resposta Audível (URA) e dessas, 45% são URA Inteligente (acinadas por voz) .

Entre as empresas com canal de atendimento e URA, parte deles são interligados a outros sistemas, como:

  • CRM – Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente (25%);
  • BI – Business Intelligence (20%).

Experiência do cliente

O consumidor está no centro das estratégias de boa parte dos negócios e, para que a experiência seja positiva, a automação têm sido uma grande aliada. De acordo com o estudo da GS1 Brasil, 26% das empresas possuem sistema de monitoramento de comportamento de compra, utilizando dispositivos como câmeras (87%), sensores (19%), sinal de celular (12%) e rastreadores (9%).

Veja como os estabelecimentos usam os dados obtidos por meio desses dispositivos:

  • 72% utilizam a informação para direcionar ofertas para os clientes;
  • 22% para identificar o perfil dos consumidores;
  • 15% compartilham os dados de comportamento de compra entre seus canais.

Além disso, 62% das empresas dos setores do comércio e serviços têm sistema de monitoramento eletrônico de furtos e fraudes.

Logística

Na operação logística, os grandes destaques envolvem o uso de soluções para a Nota Fiscal via sistema (XML), adotada por 89% das empresas, e código de barras, utilizado por 86% das companhias.

Na sequência, também ganham destaque o uso de soluções como:

  • recebimento de mercadorias via sistema (70%);
  • sistema de identificação única (66%);
  • comunicação com fornecedores via sistema (63%);
  • estoque inteligente (34%);
  • rastreabilidade do produto na cadeia (30%);
  • rastreamento externo (25%);
  • radiofrequência (10%).

Sistemas

O Índice de Automação para Comércio e Serviços aponta que 58% das empresas possuem sistema de gestão.

O sistema de gestão atende às diversas áreas do negócio:

De acordo com o estudo, 83% das empresas de comércio e serviços também possuem recursos para evitar furtos e fraudes e cresceu o número de companhias que realizam licitação online, passando de 25% em 2019 para 33% em 2020.

Outros sistemas também são utilizados para gerenciamento das operações da empresa e entre eles os mais utilizados são: WMS (48%), CRM (32%), BI (27%) e EDI (23%).

Colaborador

O indicador da GS1 Brasil aponta que 29% das empresas monitoram as atividades dos seus funcionários eletronicamente. Aliás, essa é uma ação que ganha ainda mais importância diante da Covid-19, que culminou no home office para boa parte dos brasileiros.

Entre as soluções de destaque usadas para monitoramento dos colaboradores estão:

Intenção de investimento

No segmento de comércio e serviços, há um grande potencial de crescimento da automação, mas que precisou ser replanejado por conta da pandemia. De acordo com o estudo, cerca de 40% das empresas tinham intenção de investir em automação em 2020, porém paralisaram, cancelaram ou ainda não decidiram sobre os investimentos em diversas áreas, conforme mostram os dados abaixo:

Metodologia

O Índice de Automação do Mercado Brasileiro e Consumidores é elaborado pela GS1, com o apoio metodológico da GfK, e apresenta dados sobre a automação em três frentes: consumidores, indústria e comércio e serviços. Criado em 2016, o indicador é divulgado anualmente.

O índice é construído após quatro trimestres de diagnóstico, com base na análise de vários aspectos da automação, e é representado por um número com intervalo de 0 a 1.

No recorte que considera as empresas das áreas de comércio e serviços, são consideradas seis dimensões para representar a automação: loja, atendimento, experiência do cliente, logística, sistemas e colaborador.

Para o estudo de 2020, foram realizadas 2.832 entrevistas, com profissionais maiores de 18 anos, responsáveis pelo processo de automação da empresa, com mais de seis meses no cargo em pequenas, médias e grandes empresas de todo o Brasil. A margem de erro da pesquisa é de 1,8%, com intervalo de confiança 95%.

Foto: Getty Images

 

Tags

Send this to a friend