Escreva para pesquisar

Como aumentar as vendas e lucrar mais no fim de ano

A aproximação do final de ano e o aquecimento do varejo impulsionado por datas comemorativas como Dia das Crianças, Black-Friday e Natal e pelo 13º salário deverá trazer um novo fôlego para as vendas no varejo e movimentar a economia nesse último quadrimestre.

Entretanto, ainda que a tendência seja de crescimento, o cenário exige estratégias para atrair o público que podem englobar ações como treinamentos para aumentar as vendas, promoções para movimentar o PDV e contratação de temporários para garantir o bom atendimento ao consumidor.

Segundo a CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, os consumidores estão mais otimistas e 71% dos brasileiros devem gastar mais neste segundo semestre em relação aos primeiros meses deste ano, por isso, é fundamental fazer um planejamento para aproveitar o aumento do consumo e reverter parte dessa expectativa em vendas reais.

Como aumentar as vendas no fim do ano?

Acompanhe, a seguir, algumas dicas do executivo na área de vendas, consultor e palestrante Ohannes Kiledjian sobre o assunto.

1. Realize promoções

Você pode começar a programar algumas promoções para essas datas, investir na ambientação da sua loja e também se render ao cashback, uma tendência que vem crescendo, assim como o e-commerce. Se você tem uma loja online, crie ações capazes de atrair o consumidor também para sua loja física como, por exemplo, dar um desconto ou brinde se ele for retirar a compra no seu estabelecimento. Dessa forma, ele vai até a loja, vê outros produtos e ainda pode ser abordado pela sua equipe de vendas.

2. Invista no conceito omnichannel

Com a consolidação do comportamento omnichannel do consumidor, com ele transitando entre os canais e valorizando as vantagens oferecidas pelos diversos pontos de venda, é fundamental  que você crie estratégias para se diferenciar e atrair a atenção dele, afinal de contas, no ano passado foram abertas 36 mil lojas virtuais, totalizando 565.300 sites de comércio eletrônico no País, o que representou um crescimento de 6,82% em relação a 2021. Para sair na frente na disputa pela atenção desse público, é importante analisar o consumo via mobile, que hoje representa 55% de todas as vendas, e montar um planejamento para esses últimos meses do ano.

3. Valorize a experiência de compras

Eu sugiro que priorize a Experiência do Cliente, que é fundamental para diferenciar sua marca das demais.  Para atingir esse objetivo, planeje ações capazes de garantir a satisfação do cliente de surpreendê-lo em todos os pontos da sua jornada de compra, personalizando seu atendimento e experiência, investindo inclusive no pós-venda.

4. Aposte em ferramentas digitais

Use a tecnologia ao seu favor e ferramentas como o WhatsApp para aumentar seus resultados de conversão. Segundo um estudo da PWC, 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por uma ótima experiência, então capriche no relacionamento porque uma experiência memorável também aumenta a compra por impulso.

5. Tenha um bom atendimento

Outra dica é preparar sua equipe para abordar o consumidor de forma diferenciada em cada data comemorativa. Planeje a comunicação, cuide da ambientação do seu PDV e prepare os eventos com antecedência para ter ofertas e um atendimento diferenciado.

6. Esteja atento às tendências da sazonalidade

A chegada da Primavera/Verão também pode ter uma abordagem especial, aproveitando as cores e a leveza da estação para destacar as tendências, mostrar os lançamentos e apostar na venda de produtos que se complementam, como bolsa e sandália, maiô, chapéu e óculos de sol, enfim, ofereça kits para que a pessoa “entre no clima” da nova estação.

7. Envolva toda a equipe nas ações

Aproveite também a variedade das festas de Fim de Ano, o Amigo Secreto, as confraternizações e as férias para pensar em ações que podem conquistar o consumidor: ofereça gift cards, prêmios, contrate temporários e invista na sua equipe de vendas dando dicas, reforçando o treinamento e premiando os melhores resultados. Fique atento às oportunidades e às vantagens que só o varejo do segundo semestre proporciona.

Foto: iStock

Leia também

Sazonalidade: 4 dicas para manter e engajar consumidores

 

Tags