Escreva para pesquisar

Automação e IA aumentam demanda por inteligência emocional

Embora a demanda por habilidades de inteligência emocional (IE) aumentem em seis vezes nos próximos três a cinco anos, o recrutamento e o treinamento nessa área não estão conseguindo se adaptar.

Este é um dos resultados do relatório “Emotional Intelligence – The Essential Skillset for the Age of AI” (em tradução livre, “Inteligência Emocional – O Conjunto Essencial de Habilidades para a Era da IA”), do Capgemini Research Institute, que fornece uma visão global de como as empresas veem a EI e recomenda que combinem tecnologia com talento para desenvolver habilidades relevantes entre seus funcionários. Acompanhe os principais insights:

  • CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO: Quanto mais as tarefas tradicionais e rotineiras se tornam automatizadas, as organizações estão valorizando as habilidades de IE, da autoconsciência ao gerenciamento e comunicação de relacionamentos. Os executivos disseram que os funcionários precisam desenvolver habilidades de EI para que possam se adaptar a mais funções relacionadas ao cliente/pessoa (76%) e assumir tarefas que exigem habilidades de IEque não podem ser automatizadas (também 76%), como empatia, influência e trabalho em equipe.
  • COMPETÊNCIA ESSENCIAL: 61% dos executivos pesquisados disseram que a inteligência emocional se tornará uma habilidade “imprescindível” nos próximos 1 a 5 anos. No geral, 83% das organizações disseram que uma força de trabalho com alta inteligência emocional será um pré-requisito para o sucesso nos próximos anos.
  • IMPACTOS DA AUTOMAÇÃO: a parcela de funcionários que acredita que suas habilidades são ou se tornarão redundantes devido à automação e à IA aumentou 10% em dois anos. No geral, a porcentagem de funcionários que acredita que suas habilidades são ou serão redundantes nos próximos dois a três anos aumentou de 30% para 39%. Some-se a isso, a participação dos millennials que sentem que isso aumentou de 40% para 50%.
  • BENEFÍCIOS DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA EMPRESAS: as organizações que possuem funcionários com alta inteligência emocional estão obtendo benefícios significativos. Em média, 60% das organizações pesquisadas obtiveram mais de 20% de benefícios por terem funcionários que apresentam um alto IE. Os principais benefícios quantitativos incluem um aprimoramento na produtividade (63%), maior satisfação dos funcionários (62%) e aumento na participação de mercado (61%).
  • RETORNO FINANCEIRO COM IE: as organizações que fazem um investimento sustentado em IE terão um retorno sobre o investimento de 2,2 vezes e até 4,3 vezes quando o impacto na receita, produtividade, custos e o desgaste for levado em consideração.
  • BAIXO INVESTIMENTO NESTE CONCEITO: apesar de 75% das organizações afirmarem que podem desenvolver habilidades de IE nos funcionários, apenas 42% das organizações fornecem treinamento para a gerência sênior e liderança, caindo para 32% para a gerência intermediária e chegando a apenas 17% para os funcionários em funções que não são de supervisão.

Foto: iStock

 

 

 

Tags

Send this to a friend