A Bayer, multinacional alemã que atua na área de saúde e nutrição, lança hoje o LifeHub São Paulo, seu primeiro hub de inovação aberta no Brasil e oitavo no mundo, com o objetivo de promover e acelerar soluções e processos inovadores relacionados à saúde e nutrição para desafios internos e externos, envolvendo colaboradores, clientes, ecossistema e da sociedade como um todo, em todas as três principais divisões de negócio da empresa – Crop Science, Pharmaceuticals e Consumer Health.
O lançamento será realizado por meio de um evento aberto no YouTube Bayer Brasil nos dias 24 e 25 de novembro, entre 17h e 19h20, com discussões sobre inovação, apresentações de cases de projetos e painéis sobre transformação digital.
Novo centro de inovação deve impulsionar a inovação aberta nos negócios da Bayer – Foto: Divulgação
O centro de inovação ocupa um espaço de 1500 m² na sede da empresa no bairro do Socorro, na capital paulista. Foram construídas 40 estações abertas de trabalho, auditórios para compartilhamento de ideias, espaços de co-working, laboratório experimental de tecnológica e um estúdio para a criação de conteúdo. Segundo a Bayer, a ideia é ir além do espaço físico e ter um ecossistema de inovação focado em parceiras com startups, programas de mentoria, sessões de co-criação e desenvolvimento de projetos inovadores de positivo impacto socioambiental.
Com as restrições de segurança impostas pela pandemia da Covid-19, o espaço não será amplamente utilizado em um primeiro momento. Sendo assim, a empresa investiu na ampliação do conceito do LifeHub São Paulo para o ambiente digital.
Apesar de ser um marco que consolida o processo de modernização da empresa, o LifeHub São Paulo não é uma iniciativa isolada, e nasce em um contexto de transformação organizacional da Bayer, com foco na digitalização de processos e na renovação cultural.
“Este processo transformador, que parte de uma estratégia global de inovação aberta e está alinhado ao nosso propósito de “Ciências por uma vida maior”, nasceu de um entendimento nosso de que os processos internos e a cultura que nos trouxeram ao presente, ao longo de nossos 150 anos de tradição, não nos levariam para o futuro. Diante disso, a Bayer está estreitando relacionamento com startups e investindo em programas de intraempreendedorismo para elaborar soluções inovadoras e colaborativas para desafios de saúde e nutrição, alinhadas a nossa visão ‘saúde para todos, fome para ninguém’”, afirma Marc Reichardt, CEO da Bayer Brasil. Este foi o contexto em que nasceu e foi desenvolvida a ideia de criar um hub de inovação no Brasil.
Em função deste processo de digitalização, acelerado pela pandemia, vários projetos foram pensados e organizados para serem desenvolvidos remotamente. Com o LifeHub São Paulo, a empresa pretende consolidar todos os seus processos, desafios e conhecimento em inovação em um único ecossistema, nos ambientes físico e/ou digital.
“Por meio deste centro, a Bayer poderá se conectar a startups, fornecedores, clientes, parceiros outros hubs de inovação, institutos, universidades e até com o governo e com a sociedade civil na busca por soluções a problemas internos, de clientes e dos mercados em que atua. Nossa visão de inovação é focada em contribuir para resolver os principais problemas de saúde e nutrição do nosso tempo”, completa Reichardt.
Foto: Getty images
Bayer oferece acesso gratuito à solução de agricultura digital
Send this to a friend