Escreva para pesquisar

4 benefícios da padronização de dados de produtos

dados vércer

Filipe Pereira, da Vércer. Foto: divulgação

De modo geral, o processo de cadastro de produtos nas indústrias e varejos está sujeito a uma série de erros que comprometem os resultados dos negócios.

Os dados cadastrais são compartilhados de forma desordenada e nada estruturados. Aliás, muitas vezes, a indústria compartilha esses dados com o varejo por meio de WhatsApp, E-mail ou Excel, sem seguir qualquer padrão no envio dessas informações.

Diante deste desafio, o CEO – Diretor Geral da Vércer, Filipe Pereira, aponta, a seguir 4 benefícios e motivos para apostar na padronização de dados nos produtos e, assim, alcançar sucesso nos negócios. Acompanhe:

1. Tendência de mercado

Com a digitalização dos negócios e vendas pelo e-commerce que se fortaleceram na pandemia, a padronização é um caminho sem volta, já que esse tipo de comércio se tornou extremamente atrativo para os consumidores pela sua usabilidade e praticidade.

Nesse contexto, a padronização dos produtos vendidos online traz uma série de benefícios. “Com ela, é possível levar a experiência da loja física para o consumidor que está em casa, e isso é feito com informações detalhadas e um banco de imagens de alta qualidade de cada produto. A padronização, além de ser útil para o e-commerce, também contribui para o aumento do seu uso”, conclui Pereira.

2. Alcance de mais eficiência

A falta de padronização pode trazer uma série de prejuízos para o envolvidos.

“Equívocos nos cadastros podem resultar em perdas financeiras, problemas na emissão de notas fiscais e erros logísticos. Tudo isso gera retrabalho, fazendo com que a exposição dos produtos no ponto de venda (PDV) atrase ou seja inconsistente”, pontua o executivo da Vércer.

3. Melhor experiência ao consumidor

dados produtos

Seja qual for a estratégia de negócios, é preciso pensar em todas as etapas da cadeia, incluindo o consumidor, que está cada vez mais exigente, informado e conectado.

“As pessoas querem saber tudo sobre o que consomem, por isso, estão bastante atentas aos atributos dos produtos. Por exemplo: se é um item saudável, sem glúten, orgânico, com um componente ou selo específico…”, enumera Pereira.

4. Mais longevidade aos negócios

A padronização pode trazer para a longevidade dos negócios, conforme cita Pereira. Entre elas:

  • Agilidade e rapidez no cadastro;
  • Dados certificados e qualificados, evitando retrabalho e prejuízo;
  • Ganho de produtividade em processos administrativos e logísticos;
  • Melhora na cadeia produtiva;
  • Dados atualizados;
  • Melhor experiência para o consumidor final;
  • Redução de esforços e recursos com o cadastro de produto em toda a cadeia de valor;
  • Aumento do percentual de notas fiscais corretas, comparado à quantidade de pedidos de compras;
  • Melhor gestão de vendas.

Para alcançar todos esses benefícios com sucesso, a Vércer traz todas as soluções necessárias. A empresa atua na qualificação de dados e cadastros de produtos, oferecendo rapidez no cadastro, usabilidade e benefícios para toda a cadeia produtiva.

“Temos uma base de dados com até 1.200 atributos por item, gerando assim, um gêmeo digital daquele produto. Além disso, as informações cadastrais dos produtos podem ser disponibilizadas em nossa plataforma, via Excel ou API, visto que temos integração com os principais ERPs do mercado, o que permite um compartilhamento estruturado e certificado dessas informações. Temos também integração direta com o Cadastro Nacional de Produtos, da GS1 Brasil, o que possibilitará a permanência de emissões das NF-e”, finaliza o CEO da Vércer.

Foto: iStock

Leia também

Vércer traz solução completa para o cadastro atualizado de produtos

 

 

 

 

Tags

Send this to a friend