Escreva para pesquisar

Tags: , ,

Biamar aposta em solução de API para integração de cadastro

Com as transformações no consumo e na produção de moda, nos últimos tempos a indústria têxtil tem se reinventado e investido em tecnologia. Com a Biamar, empresa 100% nacional que produz malhas e tricôs, não é diferente. Fundada em 1986 e com um parque fabril de 7.500 m2 instalado em Farroupilha (RS), a companhia aposta na inovação para atender com excelência aos seus 10 mil clientes.

Para otimizar a operação logística, por exemplo, há 10 anos já utiliza a tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID) para controle e rastreabilidade dos produtos.

Recentemente, a empresa se deparou com o desafio de atender a uma demanda de seus clientes atacadistas: utilizar o mesmo código de barras dos produtos para agilizar o processo de entrada de nota fiscal, venda e controle de estoque.

No início, optou por fazer a geração dos códigos de forma manual, com a exportação/importação de arquivos. No entanto, esse processo demandava muito tempo e havia muita margem para erros.

A solução encontrada consistiu em gerar os códigos por meio do Cadastro Nacional de Produtos (CNP), plataforma online da GS1 Brasil, utilizando o GTIN EAN-13.

Com isso, a Biamar iniciou um projeto de integração via API, em parceria com a GS1 Brasil e a TOTVS, para automatizar o processo.

“Reduzimos o tempo de processamento e manipulação dos arquivos de 48 horas para menos de 1 minuto”, afirma o analista de TI da Biamar, Adriel Rodrigo Evangelista.

Com um resultado tão positivo, o case venceu o Prêmio Automação 2019, na categoria Automação e Integração no Cadastro Nacional de Produtos (CNP) no Setor da Moda.

Confira o vídeo do case da Biamar

Sustentabilidade

Todas as empresas vencedoras do Prêmio Automação 2019 estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para serem atingidos até 2030.

A iniciativa da Biamar, por exemplo, contribui para o cumprimento do ODS n° 9, relacionado à Indústria, Inovação e Infraestrutura, que visa construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável, além de fomentar a inovação.

*A foto de abertura retrata a entrega do troféu do Prêmio Automação 2019 para os representantes da Biamar e TOTVS.

Foto: Marco Flavio/Orquestra de Imagens

Tags