Em plena expansão, a tecnologia blockchain faz com que empresas possam trabalhar juntas e gerar resultados de negócios tangíveis para todo o ecossistema. O IBM Institute of Business Value (IBV), por meio do seu Estudo de Economia Blockchain de 2019, conduziu entrevistas com mais de mil executivos de negócios e tecnologia e reuniu os cinco principais temas que devem impactar esse segmento em 2020.
Com a maior adoção do blockchain se aproximando, a governança se tornará um fator chave. Mas, a criação de um modelo de governança no qual todos os participantes concordem pode ser um desafio. Segundo a pesquisa da IBM, 41% das organizações acreditam que a falta de padrões uniformes de governança entre parceiros é o desafio mais importante para avançar sua prova do conceito (PoC) de Blockchain ou ecossistema mínimo viável (MVE).
Em 2020, a IBM prevê o surgimento de novos modelos de governança que permitem que grandes e variados consórcios tratem da tomada de decisões e até pagamentos com mais eficiência.
O sucesso do blockchain depende da colaboração de várias partes. Nesse sentido, existe uma necessidade excepcional das empresas de compartilhar dados sem problemas.
Portanto, não é possível pensar em blockchain sem a nuvem híbrida e multi-cloud, permite a todos os atores da cadeia selecionar a plataforma blockchain sem depender da infraestrutura na qual seus dados estão hospedados.
As soluções blockchain estão capturando milhões de pontos de dados e abrindo portas para novas capacidades. Tecnologias adjacentes como internet das coisas (IoT), 5G, inteligência artificial (IA) e Edge Computing, serão combinadas com blockchain para gerar valor agregado aos participantes da rede.
Dessa forma, os dados mais confiáveis de blockchain vão informar melhor e fortalecer os algoritmos. Blockchain ajudará a manter esses dados seguros e auditará cada etapa do processo de tomada de decisão, permitindo uma visão mais precisa, impulsionada pelos dados confiados pelos participantes da rede.
De acordo com o estudo da IBM, 88% das instituições acreditam que garantir padrões de comunicação de dados para as redes blockchain é um fator importante para que toda a indústria se junte a uma rede blockchain.
Sendo assim, confiança e transparência são essenciais, mas em um mundo onde os dados são coletados e transferidos mais rápido do que nunca, entende-se que haverá inconsistências nesses dados – devido a erro humano ou por causa de pessoas mal-intencionadas.
Com a necessidade de mais mecanismos de proteção de dados, em 2020 as soluções de blockchain usarão ferramentas de validação junto com os mecanismos de criptografia e IoT, que ligam os ativos digitais ao mundo físico injetando dados externos nas redes. Isso melhorará a confiança e eliminará a dependência da inserção manual de dados, que muitas vezes são propensas a erros e fraudes.
Tokens e moedas digitais têm sido um tema de crescente interesse para os mercados de capitais. “Tokenizar” ativos e títulos, convertendo-os em fichas digitais e depois negociar, trocar e resolver a custódia desses ativos digitais está transformando a eficiência, segurança e produtividade dos mercados de capitais.
Segundo o estudo, 58% das organizações pesquisadas concordam que podem obter novas fontes de receita ao “tolkenizarem” os ativos trocados em um mercado habilitado para blockchain.
Imagem: Getty Images
Send this to a friend