Blockchain é um sistema que permite rastrear o envio e recebimento de alguns tipos de informação pela internet.
São pedaços de código gerados online que carregam informações conectadas – como blocos de dados que formam uma corrente – daí o nome.
André Carneiro, da BBChain/Pitang. Foto: DIVULGAÇÃO
“Por meio de uso massivo de criptografia, computação distribuída, teoria dos jogos e outras tecnologias, o blockchain consegue assegurar assimetria e confidencialidade de informações entre partes não confiáveis, sem a necessidade de uma parte central”, detalha o especialista em arquitetura de negócios em blockchain e head Produtos e Tech Manager na BBChain/Pitang, André Carneiro.
O mundo de negócios é cheio de pontos de interconectividade, segundo Carneiro.
Onde há falta de compartilhamento de informação certa com parceiro ou concorrente correto, pode-se gerar valor para as partes sem impactar na vantagem competitiva.
Ele destaca três pontos principais no uso do blockchain no mundo corporativo:
Além destes benefícios, esse conceito traz a possibilidade de novos modelos de negócios.
No período de pandemia, por exemplo, foi utilizado para compartilhamento de dados médicos com segurança e confidencialidade.
Há estudos e discussões avançados globalmente para utilização como Central Back Digital Currency (CBDC), ou dinheiro digital emitido por bancos centrais, além da representação de Ativos via Blockchain, entre outros.
Soma-se a estas vantagens o fato de que a tecnologia está em franca expansão, com profissionais altamente valorizados e com mercado de trabalho global aquecido.
Há, inclusive, iniciativas como a da Bolsa de Valores Brasileira, a B3, e a empresa de resseguros IRB Brasil RE, criando uma rede focada no segmento de seguros de forma madura a
startups do setor de energia como Fohat, que está utilizando Blockchain de forma intensiva.
Blockchain é a tecnologia que possibilitou a criação da bitcoin e de outras criptomoedas, como Ether e Litecoin, mas ela pode ser usada para diversas outras aplicações.
“A confusão ocorre porque é a maior e mais bem sucedida utilização dessa tecnologia no mundo. Está rodando a mais de uma década e continua quebrando paradigmas, pois além de ser pública e descentralizada roda via comunidade, algo que não tem precedente similar no mundo dos negócios”, explica Carneiro.
A GS1 Brasil, em parceria com a Korde, abriu inscrições para o Curso de Blockchain para Negócios, que será realizado online, nos dias 24 de maio, das 19h00 às 21h00.
Este é um curso básico voltado para pessoas de qualquer área de atuação, que desejam ter um primeiro contato com BlockChain, uma tecnologia inovadora e revolucionária.
Além de mostrar a mecânica básica de funcionamento, o diferencial do curso será mostrar como a tecnologia pode ser aplicada no mundo dos negócios.
Não é exigido pré-requisito técnico.
Para mais informações, clique aqui.
Para inscrições, acesse: Event Brite.
Foto: iStock
GS1 abre inscrições para curso de Blockchain para Negócios
Send this to a friend