A nona edição do Brasil em Código – Conferência Internacional da GS1 Brasil, realizada no dia 13 de junho no Hotel Unique, em São Paulo (SP), promoveu um grande encontro entre empresas e profissionais com um objetivo em comum: fazer a diferença no mercado.
Com o tema “It’s a Match: as melhores conexões geram as maiores inovações”, o evento trouxe a lógica da escolha do par perfeito dos aplicativos de relacionamento para o mundo dos negócios. Assim como os matches conectam pessoas com interesses parecidos para que se conheçam e comecem uma relação, a tecnologia e a inovação também são capazes de criar conexões entre profissionais e empresas, possibilitando a realização de projetos únicos.
Nesse sentido, a programação do evento apresentou exemplos de práticas e soluções inovadoras implementadas no mercado brasileiro: aplicações de inteligência artificial, homens e robôs trabalhando juntos, multinacionais estabelecendo projetos em conjunto com startups, e neurociência mudando a experiência dos clientes no varejo.
João Carlos de Oliveira, presidente da GS1 Brasil, durante o Brasil em Código 2019
“Vivemos um momento em que as conexões, ou os matches, são o segredo das empresas que fazem a diferença, buscando a interação entre pessoas, organizações e tecnologias. E totalmente alinhada ao tema do evento, a GS1 é uma organização que se conecta com mais de um 1,5 milhão de empresas associadas em mais de 150 países”, afirmou o presidente da GS1 Brasil, João Carlos de Oliveira, na abertura do evento.
A conferência, que já se consolidou como uma referência em automação, inovação e tecnologia, contou com a apresentação da jornalista Sabina Simonato e reuniu líderes de diversos segmentos do mercado, entre executivos de empresas e entidades. Também esteve presente o secretário de empreendedorismo e inovação, Paulo César Alvim, que representou o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes. No evento, Alvim convidou a GS1 Brasil para desenvolver algumas iniciativas junto ao ministério.
A vice-presidente global de políticas públicas da GS1, Elizabeth Board, também prestigiou o encontro e aproveitou para apresentar o novo serviço Verified by GS1, um registro global para garantir informações consistentes sobre os produtos para todos os elos da cadeia de abastecimento.
Confira o vídeo do Brasil em Código 2019:
As palestras mostraram parcerias entre empresas que estão elevando o patamar dos negócios no cenário nacional. A P&G e o Supermercado Pague Menos, por exemplo, deram um match para melhorar a gestão de categorias de produtos de higiene e beleza. O vice-presidente de vendas da P&G, André Felícissimo, e o head de marketing do Supermercado Pague Menos, Diego Cicconato, falaram sobre o uso da neurociência e da iniciativa de trabalhar com mentalidade de startup.
A aplicação de ferramentas da Indústria 4.0 e robôs já é uma realidade em várias companhias que atuam no Brasil. O gerente de vendas da ABB, Daniel Diniz, e o gerente de engenharia de manufatura da Electrolux, Giovanni Cairo, contaram sobre essa experiência e apontaram alguns insights na relação homem-máquina. Confira o resumo da palestra aqui.
O match entre indústrias e startups torna-se cada vez mais necessário para criar novas frentes de negócios. A gerente de inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Elisa Carlos Pereira, e o gerente de novos negócios da 3M, Carlos Camargo, contaram iniciativas de sucesso nesse sentido.
Os participantes também conheceram os detalhes de um match que possibilitou a criação do primeiro perfume do mundo com o apoio de inteligência artificial. O case foi apresentado pela pesquisadora da área de pesquisa e desenvolvimento da categoria de perfumes de O Boticário, Monique Cantu, e o perfumista da Symrise, Isaac Sinclair.
A programação do evento apontou, ainda, tendências e insights para motivar e estimular o desenvolvimento dos negócios. Em uma palestra inspiradora, o fundador e líder do Grupo Gaia, João Paulo Pacifico, contou as iniciativas da empresa para promover a felicidade dos colaboradores e mostrou a importância de ter um propósito que vai além do lucro.
Outro destaque foi a palestra da professora e head de desenvolvimento de negócios criativos na Creative Business da Universidade de Utrecht, na Holanda, Nathalie Brähler. Ela – que neste ano também foi palestrante do SXSW, um dos maiores eventos de tecnologia e economia criativa do mundo realizado nos Estados Unidos – apresentou exemplos inovadores na área de relacionamento com clientes com base em plataformas digitais.
A relação entre humanidade e inteligência artificial foi tema de outra palestra enriquecedora conduzida pelo líder de negócios da escola de inovação Hyper Island e PhD em antropologia, Tim Lucas. Confira aqui.
Além do conteúdo sobre inovação e tecnologia, os participantes tiveram um momento para fazer networking e visitar as ilhas de experiência, espaços onde os parceiros da GS1 demonstraram soluções de automação.
Uma das principais expositoras e patrocinadoras do evento, a Compex está presente no mercado nacional desde 1999 comercializando coletores de dados, leitores de códigos de barras e impressoras térmicas. Durante o evento, a companhia aproveitou para reforçar sua atuação no mercado de automação, demonstrando soluções que atendem às necessidades do varejo, logística, distribuição, hospitais, indústrias, entre outros setores.
Patrocinadora do Brasil em Código, a GIC, que atua com soluções de automação para o varejo supermercadista, apresentou uma novidade para melhorar a gestão e os controles nas lojas físicas. Trata-se de um novo módulo do RUB, sistema de gestão de vendas criado pela GIC, com recursos de inteligência artificial capaz de fazer a captura e o reconhecimento de imagens de produtos no ponto de venda.
“Nossa parceria com a GS1 Brasil tem gerado ótimos resultados. Nossa presença no evento foi uma oportunidade para mostrar que atendemos a cadeia de supply chain como um todo”, disse o CEO da GIC, Irineu Fernandes.
A NDD, que atua na área de implantação de softwares para gestão de outsourcing de impressão e documentos fiscais eletrônicos, marcou presença no Brasil em Código. “Achamos o evento fantástico. Fomos surpreendidos com a grandeza do encontro, organização e dinamismo das pessoas. O evento superou nossas expectativas e nos rendeu um networking funcional, seletivo e estratégico”, disse o key account da companhia, Emerson Paulista.
Em seu estande, a NDD apresentou soluções de compliance fiscal que permitem às empresas atender à legislação em relação à emissão e recepção de nota fiscal e documentos eletrônicos, dando maior transparência na gestão desses processos.
A Consinco, especializada em sistema de gestão para supermercados, atacados e distribuição, apresentou uma solução específica para o e-commerce de supermercados. “Por meio de pesquisas, percebemos que muitos dos consumidores que compram no e-commerce não têm tempo de ficar em casa para receber o produto. Para atender a essa necessidade, oferecemos uma solução de pick-up store, no qual o cliente pode comprar a mercadoria online e retirar na loja física, depois que o produto já estiver devidamente separado”, explicou o gerente comercial da Consinco, Miguel Micali.
Outra solução proposta é a de lockers, no qual o cliente, via aplicativo do supermercado, faz sua compra, recebe um aviso de push quando o processo estiver concluído e também um QR Code, que permite abrir o locker para retirar a mercadoria. Para a Consinco, apresentar essas soluções durante o evento foi uma ação estratégica. “Nossa sintonia com a GS1 é grande, porque toda essa segurança com códigos é muito importante para o ERP. Além disso, no evento, pudemos encontrar executivos que acreditam nas tendências apresentadas pela Consinco”, afirmou Micali.
Em parceria com a Consinco, a Sky.One apresentou o Consinco Cloud para migração de processos de ERP para nuvem. “Estando na nuvem, a empresa fica muito mais perto de processos como Big Data, Internet das Coisas (IoT) e inteligência artificial, por exemplo, que são trading topics e soluções necessárias para o varejo hoje”, argumentou o account executive da Sky.One, Paulo Rebello.
A empresa é especialista em migrar e otimizar aplicações na nuvem. “Transformamos as operações num ambiente escalável, sob demanda. Atuamos em todas as frentes, com vários tipos de ERP e temos mais de 250 aplicações homologadas, garantindo serviços de cloud conforme a necessidade dos clientes”, explicou Rebello. Para ele, o grande destaque do evento foi a troca de conhecimento. “Os participantes foram privilegiados com a quantidade de informações oferecidas. Além disso, tivemos a oportunidade de apresentar nossas soluções para executivos da área”, sintetizou o executivo.
A Equipa PDV mostrou uma série de soluções que trazem inteligência e tecnologia ao ponto de venda. Entre elas, as gôndolas inteligentes. “Quando o shopper pega o produto numa gôndola como essa, é acionada uma mídia eletrônica que pode trazer mais informações sobre o artigo escolhido ou até avisar sobre uma promoção específica, ajudando na conversão”, explica o CEO da empresa, Patricio Malvezzi. Uma outra solução, também voltada para as gôndolas, permite fazer uma contagem de fluxo de clientes e de estoque, evitando rupturas.
A empresa apresentou outro recurso que pode ser usado com base em etiquetas RFID ou código de barras, para artigos que geram muitas dúvidas no consumidor, como dermocosméticos. “Passando o produto neste display, o consumidor obtém as informações necessárias sobre o item, substituindo uma consultora”, explicou.
A Equipa PDV também mostrou organizadores automáticos de gôndolas (quando o consumidor tira um produto que está na frente, automaticamente, o que estava atrás ocupa o seu lugar, garantindo prateleiras sempre organizadas), e soluções para evitar o confinamento de produtos, com alarmes antifurto nos artigos, além de displays levitadores ou holográficos.
Para o executivo da empresa, o Brasil em Código é um evento de altíssimo nível, que se tornou referência em inovação e tecnologia. “Há muitos eventos de inovação e tecnologia no País, mas o da GS1 tem um selo de qualidade único. O nível das palestras é muito alto”, opinou.
A RP Info também participou do Brasil em Código e na sua ilha de experiência demonstrou a solução TASK para o setor varejista. O TASK é um gerenciador de tarefas que organiza as rotinas diárias da loja. Com uma interface simples e confiável, pode orientar sobre todas as atividades da loja.
O sistema funciona em coletores e smartphones, como Android 5.0 ou superior, e pode ser usado com wi-fi, Bluetooth e offline. Com o TASK é possível trocar etiquetas, auditar preços, repor mercadorias, checar a validade de produtos, fazer a conferência de estoque x área de vendas, realizar o checklist de abertura de loja e interface gráfica que facilita a visualização de tarefas. “Considerados a proposta deste importante evento, com o formato de convenção e ilhas de exposição, muito bem elaborada”, afirmou o diretor comercial da RP Info, Gilberto Dutra.
Fotos: Jair Leite
Send this to a friend