Depois de 2 anos, a décima edição do Brasil em Código – Festival de Inovação e Tecnologia, voltou e foi um sucesso!
Organizado pela GS1 Brasil, o evento presencial foi realizado na última semana, na Arca, em São Paulo (SP), e promoveu um grande encontro entre empresas e profissionais.
Com o tema “Conexões e Experiências para Transformar o Mundo”, o festival foi histórico e marcou o de 2022 com uma estrutura maior e um novo formato, com debates sobre inovação, tecnologia, logística e automação em quatro verticais: indústria, varejo, marketplaces e ESG+Tech.
Um Festival que cresceu de 400 para 1500 participantes, em relação a última edição de 2019, e que teve em sua programação, durante um dia inteiro, os maiores especialistas de seus setores de atuação, que compartilham aprendizados, histórias reais, conhecimento prático e cases que trouxeram um panorama global do mercado.
João Carlos de Oliveira, presidente da GS1 Brasil, durante o Brasil em Código 2022
“Totalmente alinhada ao tema do evento, a GS1 é uma organização que se conecta com mais de dois milhões de empresas associadas em mais de 150 países. A GS1 Brasil tem papel estratégico e relevante entre as GS1s no mundo e, a cada ano, aumenta a nossa participação em grupos internacionais de trabalho além de comitês diretivos como, os de Rastreabilidade, Saúde e Marketplaces”, afirmou o presidente da GS1 Brasil, João Carlos de Oliveira, na abertura do evento, reforçando que, no Brasil, são 58 mil filiados, o que posiciona a Organização como a quinta maior GS1 no mundo.
O Festival, que já se consolidou como uma referência em automação, inovação e tecnologia, contou com a apresentação do jornalista Marc Tawil e reuniu líderes de diversos segmentos do mercado, entre executivos de empresas e entidades.
Também esteve presente o homenageado Miguel Lopera que, após 21 anos, deixou excelentes serviços prestados à GS1. O executivo foi até junho Presidente e CEO Global da entidade.
“Miguel, que já esteve em vários eventos aqui conosco, foi o grande responsável pela transformação digital da GS1. Ele encerra sua carreira de forma brilhante, com o lançamento do código bidimensional, o 2D, que é a evolução do código de barras”, parabenizou João Carlos de Oliveira.
Jornalista Marc Tawil foi o mestre de cerimônias do Brasil em Código 2022
Também ganharam destaque a presença e apoio de outros executivos que fazem parte da equipe diretiva da GS1. Entre eles: Wanderlei Saraiva, José Humberto Pires de Araújo, Carlos Eduardo Severini, José Roberto Prado, Eduardo Weisberg, Reinaldo Rodrigues, Sussumu Honda, Eliseu Scorsim, Eber Almeida Martins, Enrico Milani, Irineu Fernandes, Nilson Malta, Giampaolo Buso, Maria Eugênia Saldanha, Andréa Miranda e Emílio Fávero.
Nesta edição foram quatro palcos de conteúdo, além do palco global.
Nestes locais, a programação do evento trouxe temas como: Varejo do futuro, Omnichannel, Inovação, Rastreabilidade, Inteligência Artificial, Neurociência do consumidor, Indústria 5.0 e muito mais.
Com o tema “Conexões e Experiências para Transformar o Mundo”, este encontro marcou o ano de 2022 com estrutura maior e um novo formato, com debates sobre inovação, tecnologia, logística e automação em 4 verticais: indústria, varejo, marketplace e ESG+Tech
No palco global, foi a oportunidade de trazer uma visão holística dos temas abordados durante o evento, com as últimas tendências, conteúdos inspiradores e futuristas.
As palestras mostraram que as empresas têm se reinventando, abrindo novos canais de vendas e também mais atentas a uma cadeia de suprimentos mais sustentável com projetos que contribuem para os aspectos ambiental, social e governança, o conceito ESG, que vem sendo discutido no mundo todo.
“É a automação, apoiando a sustentabilidade dos negócios que se conecta com o futuro, tornando as empresas mais eficientes e competitivas”, resumiu João Carlos de Oliveira.
Sergio Zimmermann da Petz durante o Brasil em Código 2022
A programação do evento trouxe, ainda, debates no palco Transformação no Varejo, que acolheu conversas dinâmicas sobre as profundas transformações na forma como vendemos e compramos, trazendo reflexões sobre o comportamento do consumidor, rastreabilidade, adaptações exigidas do varejista, e a tecnologia aliada às pessoas e à liderança.
Entre as palestras, os desafios da transformação digital de uma empresa no varejo foi tema da apresentação enriquecedora conduzida pelo Presidente e Fundador da Petz, Sergio Zimmermann.
Carlos Eduardo Boechat da Accenture falou sobre Indústria X durante sua palestra no Palco Inovação na Indústria
Neste local, foi a vez de trazer assuntos importantes sobre a possibilidade de as empresas inovarem, desafiando os padrões vigentes por meio da Indústria 5.0, Internet das Coisas, hiperautomatização e inteligência artificial.
As palestras mostram que a inovação é basicamente gerar valor através de um novo produto, processo ou serviço, mas que não é preciso que a transformação seja radical ou a partir de altos investimentos, desde que traga benefícios e algo de novo para a empresa, seu mercado ou para o mundo.
Em uma palestra altamente tecnológica, por exemplo, o Diretor Associado de Industry X na Accenture, Carlos Eduardo Boechat, abordou um tema de grande relevância: a indústria X, responsável por trazer benefícios voltados à produtividade, eficiência e sustentabilidade do setor.
Julio Glock do MadeiraMadeira falou sobre Ominicanalidade e consumidor Phygital
Outro local que trouxe vários insights foi palco Conexão no Marketplace.
Este espaço se propôs a apresentar inovações e novas maneiras de fazer negócios, incluindo os processos de logística e criação de experiências para o novo consumidor com mindset digital, conectando varejo e indústria na hora de vender.
Um dos destaques foi a palestra do diretor de marketplace da Americanas, Marco Zolet, que fez uma apresentação sobre a onda de crescimento do markeplace nos supermercados.
Gui Brammer da Boomera no palco ESG + Tech
Já o palco ESG + Tech trouxe debates incríveis, gerando uma reflexão de como a tecnologia habilita o ESG, aprofundando a discussão sobre como as empresas podem usar a tecnologia para vencer os desafios na implementação efetiva de uma agenda ESG.
Um dos destaques foi a apresentação do CEO do Fundador e CEO na Boomera, Gui Brammer, que demonstrou a importância da economia 100% circular.
Mark Schulman encerrou com grande estilo o Brasil em Código 2022.
Ao final do evento, os participantes puderam conferir a apresentação Mark Schulman, baterista de bandas como Pink, Cher Billy Idol, Simple Minds, Beyoncé e Tina Turner, que finalizou o evento em grande estilo.
Além das palestras e de conferirem as novidades nos estandes dos patrocinadores, durante o evento a GS1 anunciou que em breve estarão abertas as inscrições de cases para a 24ª edição do Prêmio Automação nas categorias de negócios, sustentabilidade, educação e imprensa.
Além disso, outro anúncio importante é que a GS1 irá sediar no Brasil a 38ª Conferência Global de Saúde GS1, a Healthcare 2023. Esse importante evento anual reúne executivos de todo o mundo, além de palestrantes renomados para compartilhar experiências sobre o uso de padrões globais no setor da saúde.
Fotos: Paulo Guimarães
Código 2D: a vantagem da embalagem estendida
Send this to a friend