Escreva para pesquisar

Brasil em Código: Toshiba trará soluções de IA no varejo

A Toshiba, uma empresa com quase 150 anos de história, tem deixado sua marca no mundo da tecnologia, especialmente no setor varejista.

Cássio Pedrão da Toshiba

Cássio Pedrão da Toshiba

Cássio Pedrão, Country Manager da Toshiba no Brasil, concedeu uma entrevista ao Portal de Notícias da GS1 Brasil, onde conta as novidades que a empresa apresentará no Brasil em Código 2024, evento organizado pela GS1 Brasil, que será realizado no dia 8 de agosto, no Espaço Arca. Confira!

Como a história da Toshiba, fundada em 1875, influenciou sua trajetória no desenvolvimento de soluções para o setor varejista?

A Toshiba Corporation – com seus quase 150 anos – sempre teve forte atuação em inovação, especialmente em produtos eletroeletrônicos.

Como curiosidade, criou a primeira panela de arroz elétrica, a primeira televisão colorida, o primeiro PDV sem fio e o primeiro robô atendente do mundo, dentre muitas outras invenções.

Apesar de já estar presente com soluções para o varejo há muito tempo, focava o mercado asiático.

Mas, em 2012 a empresa adquiriu a divisão RSS (Retail Store Solutions) da IBM e, com isso, foi capaz de incorporar um portfólio de soluções de hardware, software e serviços, com atuação mundial, criando assim a Toshiba Global Commerce Solutions, que é uma empresa norte-americana, 100% controlada pela divisão Toshiba TEC, uma empresa listada na bolsa de Tóquio, controlada pela Toshiba Corporation.

A Toshiba Global Commerce Solutions, por sua vez, é focada especificamente no ecossistema varejista, buscando permitir que lojistas incrementem seus resultados e o controle de suas operações, centrados em seus negócios e utilizando a tecnologia mais contemporânea, de modo a trazer sempre as melhores experiências de compras aos seus consumidores, com encantamento e satisfação.

Como a Toshiba destaca no cenário brasileiro e internacional no setor de automação?

Mundialmente, a Toshiba ocupa hoje a posição número um em sistemas de ponto de venda instalados (são cerca de 4 milhões de terminais em uso e mais de 9 milhões produzidos até hoje) e, apesar de ter entrado há poucos anos, já detém a posição de número dois em self checkouts, tendo sido repetidamente apontada como a empresa que mais tem crescido em market share mundial nesta linha.

No Brasil, atuamos como um integrador de soluções, oferecendo equipamentos (inclusive diversos itens não produzidos pela Toshiba) e serviços de manutenção onsite, suportando nossos clientes varejistas em qualquer local do Brasil, com reparos e peças de produtos de variados fabricantes.

Quais são as principais características e benefícios das soluções da Toshiba que serão apresentadas no Brasil em Código 2024?

Neste ano, seguindo a tendência que já teve destaque na NRF2024 (em Nova Iorque), gostaríamos de estar reforçando nossa imagem associada ao uso da tecnologia de inteligência artificial (IA) aplicada ao varejo.

Por limitações de espaço, utilizaremos uma série de vídeos mostrando não apenas as tecnologias, mas também as aplicações que já estão disponíveis pela Toshiba, em sua plataforma denominada ELERA.

Isso tudo, associado à demonstração também de alguns equipamentos mais modernos, inclusive nosso quiosque híbrido – o PRO-X – que pode ser utilizado como um quiosque compacto ou como um self checkout completo, com a vantagem de poder girar para se tornar um PDV, operado por um caixa, para aliviar filas em momentos de maior movimento nas lojas. Isso, sem contar que é compatível com as novas padronizações em código 2D, suportando plenamente as iniciativas atuais da GS1.

O grande diferencial nas ofertas da Toshiba está no custo total de propriedade. Nos equipamentos, por exemplo, todos os projetos são 100% voltados em varejo, trazendo a robustez como principal destaque.

A Toshiba oferece disponibilidade, não apenas suportando in loco seus clientes em eventuais panes, através da manutenção onsite, mas principalmente pela extrema qualidade de seus produtos, o que nos permite ter clientes no Brasil utilizando nossas CPUs como PDVs há mais de 15 anos, muito acima do que pode suportar qualquer CPU destinada a escritórios, por exemplo.

Como a Toshiba entende a importância de sua participação no Brasil em Código? Há quantos anos a empresa participa do evento? 

Este será nossa segunda participação na Brasil em Código e a expectativa, dado o resultado do ano passado, é bastante elevada. A diversidade da audiência do evento é um ponto de grande relevância, mesmo a Toshiba sendo focada em varejo.

Isto porque, além de clientes, há boas oportunidades para parcerias e aberturas a novos fornecedores de componentes para as soluções integradas pela Toshiba. Além disso, sempre existe a possibilidade de se explorar os negócios adjacentes, onde soluções de varejo podem ser aplicadas com muita tranquilidade, devido a sua robustez.

Paralelemente, a Brasil em Código nos ajuda na missão do branding, pois é um fato que a marca está bastante associada a produtos B2C (como televisores, por exemplo) e nossa exposição e participação no evento associa nossa marca de forma mais acentuada ao nosso mercado alvo, a automação do varejo.

Estamos nos principais e maiores varejistas do mundo, mas temos total convicção que as soluções da Toshiba se aplicam – e muito bem – aos médios e aos pequenos varejistas também.

De que maneira as soluções da Toshiba podem contribuir para os desafios e oportunidades do Brasil em Código? 

A busca por conhecimento, principalmente associado às soluções mais eficientes – não necessariamente as mais modernas, mas não as excluindo – deve ser um ponto comum aos visitantes da Brasil em Código.

A Toshiba está plenamente alinhada a este ponto e, por sua enorme reputação mundial, pode ser considerada um dos players mais confiáveis para servir como um ponto de apoio ou até mesmo uma consultoria a qualquer varejista nacional nesta procura.

Na busca por destaque no mercado, na diferenciação de seu comércio e na tentativa de sempre trazer o encantamento aos seus clientes, fatalmente o varejo passará pelo uso da tecnologia. Neste ponto, os investimentos podem ser altos e os resultados precisam estar sempre garantidos; é nisso que a Toshiba mais atua, garantindo investimentos com o melhor ROI, de acordo com cada cenário.

Qual a importância da parceria com a GS1? 

Uma vez que a Toshiba se apresenta e atua como um integrador de soluções, é evidente que tem diante de si uma série de oportunidades para suportar qualquer empresa alinhada à GS1 a implementar as soluções em foco – como o uso do código 2D, por exemplo.

Além disso, sendo a GS1 a associação que representa a automação no Brasil, mesmo as tendências mais recentes já devem estar em sua pauta, como o uso da inteligência artificial, por exemplo. Tem-se assim muita sinergia entre a oferta apresentada pela Toshiba e a atual demanda que está sendo formada no mercado trabalhado pela GS1.

Quais são as expectativas da Toshiba em relação à interação com outros participantes e possíveis parcerias realizadas no evento?

Por sua atuação como integrador, temos uma ampla relação com diversos parceiros e estamos sempre em busca de novos. Inquestionavelmente a Brasil em Código da edição passada nos mostrou ser um ambiente bastante propício a isso.

Não somente sob o ponto de vista de fornecedores, mas principalmente de canais de venda (revendedores e agentes) e parceiros de software. Contamos com programas mundiais bastante sólidos para nos apoiar nestas iniciativas e vamos focar novamente nisso na edição deste ano.

Como a empresa trabalha para fortalecer suas parcerias e se estabelecer em novos mercados?

Com um pouco mais de detalhes, eu posso dizer que buscamos por qualidade e não por quantidade. Buscamos pelos melhores parceiros comerciais, já que não ofertamos produtos na modalidade moving box, mas sim soluções devidamente integradas.

Da mesma forma, buscamos por parceiros de software também, já que este é um elemento muito importante da automação.

Como mencionei, apesar de ter uma enorme base instalada de software em diversos países, no Brasil a Toshiba decidiu atuar com a oferta e/ou integração de seus produtos com os produtos nacionais, sendo um verdadeiro parceiro e não concorrente. E aqui há uma nova e grande oportunidade, uma vez que a plataforma ELERA da Toshiba possui soluções específicas que podem ser integradas a estas soluções de nossos parceiros, abrindo-lhes novas oportunidades também.

Por exemplo, nossa solução baseada em visão computacional, utilizada como sistema automatizado de prevenção de perdas.

Nosso crescimento geográfico e diversificado passa, certamente, pelas parcerias, algo que tanto eu como cada membro de nossa equipe tem plena consciência e total interesse em desenvolver.

Quais são as principais tendências que a Toshiba identifica no setor de varejo e automação?

Observa-se mundialmente o crescimento do investimento em tecnologia para a evolução do varejo há muitos anos, mas atualmente, a revolução da inteligência artificial, como em tantas outras áreas, parece ser a maior destas certezas.

Segundo a Incentiv, o varejo planeja aumentar em cinco vezes o uso da IA nos próximos dois anos e, ainda segundo este estudo, é vista como a tecnologia que mais vai causar impacto.

A Toshiba investe pesadamente nesta área e já conta com diversas soluções prontas em seu portfólio comercializado. Associada à tecnologia exclusiva de visão computacional, acreditamos numa enorme mudança do nível de segurança e de gestão no varejo por causa da IA.

Mas, em há outras tendências no Brasil, que já são consolidadas mundo afora. Por exemplo, a Toshiba oferece um serviço denominado Wall-To-Wall, onde desenvolve um projeto prêt-à-porter a cada cliente, de modo a ser o ponto focal pela disponibilidade de todos os equipamentos tecnológicos no varejista.

Em outras palavras, a Toshiba se responsabiliza por todos os ativos de tecnologia, mantendo-os sempre em operação (por meio de reparos, quando necessário) e atualizados conforma as regras de negócio de cada cliente. Isso permite uma gestão extremamente confiável da estrutura tecnológica do cliente, que pode focar em sua operação.

Temos isso com um enorme número de varejistas dos maiores aos de médio porte, e queremos trazer esta tendência também ao Brasil.

Serviço: Brasil em Código 2024

Data: 08/08 

Local: Espaço Arca 

Endereço: Av. Manuel Bandeira, 360 – Vila Leopoldina, São Paulo – SP, 05317-020

Informações e inscrições: brasilemcodigo.com.br

Foto: iStock

Leia também

GIC estará presente no Brasil em Código 2024 com novidades

 

 

Tags