Para 93% dos consumidores brasileiros, as informações dos produtos são essenciais para a decisão de compra e elas devem ser idênticas na loja física e online. Esse é um dos insights da pesquisa sobre a busca por informações e hábitos de compras dos consumidores, realizada em outubro de 2019 pela GS1 Brasil*.
Além disso, para 82% dos consumidores o produto deve ter o mesmo código de barras, tanto na loja física como na online.
A pesquisa também indica que 62% das pessoas utilizam o código de barras para ter certeza de que está visualizando o mesmo produto nos diferentes ambientes de compras.
De acordo com o levantamento, os consumidores utilizam vários canais para buscar informações sobre os produtos que têm interesse:
Ainda assim, o consumidor é cauteloso sobre a fonte de informações que acessa, preferindo confiar na experiência relatada por outros consumidores ou nos dados divulgados pelo dono da marca à confiar na opinião de vendedores ou influenciadores.
A pesquisa da GS1 Brasil indica que, ao escolher uma loja online, os fatores que mais impactam na decisão do consumidor são:
Caso o produto não esteja disponível na loja online, os consumidores buscam alternativas:
Ao escolher uma loja física, o levantamento da GS1 Brasil aponta que os fatores que mais impactam na decisão do consumidor são:
Se o produto não estiver disponível no ponto de venda, o consumidor apresenta os seguintes comportamentos:
O novo consumidor, mais exigente e informado, não se preocupa apenas com preço, mas tem uma visão global do processo de compras.
Portanto, os dados da pesquisa apontam que ele quer comodidade, confiança e flexibilidade de pagamento na hora de comprar tanto em lojas físicas quanto nas virtuais.
É importante destacar que, ainda que a loja cumpra todos os requisitos, isso não é o suficiente para garantir a fidelidade do consumidor. Caso o produto não esteja disponível, ele irá procurar outra loja, seja física ou online.
Outro alerta para as empresas é a necessidade de integração entre os canais de compra. Apesar de boa parte dos consumidores (66%) acreditar que as empresas têm conseguido entregar um serviço mais personalizado, nem todos se sentem atendidos com a mesma atenção nas lojas físicas e online.
*Pesquisa realizada entre os dias 02 e 10 de setembro com 1255 consumidores maiores de 18 anos. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
Foto: iStock
Send this to a friend