Escreva para pesquisar

Cases brasileiros de rastreabilidade em destaque na GS1 Global

A GS1 Global criou o Traceability Project, uma biblioteca digital que reúne os principais cases de empresas que usam os padrões GS1 para fazer a rastreabilidade de seus produtos. O portal estará no ar no próximo mês de abril.

A gerente de educação, Flávia Ponte, e o analista de desenvolvimento setorial da GS1 Brasil, Guilherme França, ajudaram a construir esse projeto, que traz histórias de sucesso dos cinco continentes e dos mais variados setores, como varejo, indústria, logística e transportes e Indústria 4.0.

Nessa lista global, dois cases brasileiros ganharam destaque: Carrefour e Projeto Código Verde. Confira.

Carrefour

Para aprimorar o controle de qualidade e a logística de frutas, verduras e legumes (FLV), o Carrefour aderiu ao Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA), desenvolvido pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em parceria com a PariPassu.

A rastreabilidade dos produtos passou a ser feita por meio do código GS1-128, que fornece informações do item, como lote, fabricação e data de validade, padronizando os processos. Assim, a empresa conseguiu gerenciar melhor o estoque e garantir a qualidade dos alimentos vendidos. Em 12 meses, 800 fornecedores de FLV aderiram ao programa.

Projeto Código Verde

O Projeto Código Verde automatizou a gestão e o processo de rastreabilidade do viveiro de plantas do Legado das Águas, maior reserva privada de mata atlântica do Brasil, ajudando a garantir o padrão de qualidade durante todas as etapas do processo de produção das plantas, desde a identificação da matriz – planta da qual é coletada as sementes ou material de reprodução vegetativa – até o público final.

O processo de rastreabilidade, que antes era manual, se tornou automatizado por meio da adoção dos padrões globais GS1 de identificação e serviços. A identificação das espécies é feita com o GTIN (Número Global do Item Comercial) e a localização das matrizes com aplicação do GLN (Número Global de Localização).

Conheça outras iniciativas globais de rastreabilidade do Traceability Project em: https://www.gs1.org/standards/traceability/case-study-library

Foto: Arquivo GS1

Leia também

Legado para o meio ambiente

Prêmio Automação: plantas rastreáveis no Legado das Águas

Tags