Escreva para pesquisar

Cidade dos Meninos de Campinas capacita jovens com apoio da GS1

O Portal de Notícias da GS1 Brasil tem apresentado uma série de reportagens mostrando o trabalho social de organizações não-governamentais de vários locais do País apoiadas pela entidade por meio do Programa Sustentabilidade em Código.

Um exemplo é o da Cidade dos Meninos de Campinas, fundada em 1950 – inicialmente com o nome Cidade dos Menores de Campinas– , com o propósito de ser um orfanato para acolher as crianças órfãs na época. “Era um local de meninos, depois passou a acolher apenas meninas e, enfim, no início da década de 1990, quando acolhia somente meninos, estava perto de ser fechada por falta de recursos”, relembra o membro do departamento de desenvolvimento da entidade, Raphael Antoniolli.

Mas, então, a administração da entidade foi assumida pela Hope Unlimited, que se instalou no Brasil como Associação Esperança Sem Limites e, assim, a instituição veio a se tornar conhecida como Cidade dos Meninos.

“A partir daí o antigo orfanato se tornou um abrigo e hoje acolhe 100 meninos e meninas, até 18 anos. Essas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social moram conosco”, conta Antoniolli. “Temos condições de cuidá-las adequadamente e fornecer oportunidades em diversos aspectos, a fim de que se tornem cidadãos produtivos na sociedade”.

Ações múltiplas

Com sede em Campinas (SP) e uma filial em Cariacica (ES), a entidade realiza ações em diversas frentes para atingir seus objetivos. “Oferecemos acompanhamento psicossocial (psicólogo e assistente social), além de atividades pedagógica, com reforço escolar para nivelar o conhecimento dos adolescentes acolhidos com os que tem uma família. Além disso, promovemos, com ajuda de parceiros, como a GS1 Brasil, cursos de iniciação profissional em cinco áreas distintas gratuitamente”, conta Antoniolli.

curso de cabelereiro e manicure promovido pela cidade dos meninos

Curso de cabelereiro e manicure para os jovens atendidos pela Cidade dos Meninos de Campinas

Hoje, a ação atende crianças e adolescentes oriundos do abrigo da Cidade dos Meninos, e os jovens e adolescentes de Campo Belo, uma das regiões de maior vulnerabilidade da cidade de Campinas, com alto índices de criminalidade e tráfico de drogas.

Um levantamento recente indica que o número de crianças e adolescentes que passaram pela instituição somam mais de 24 mil, desde que a Hope assumiu o trabalho, no início da década de 1990.

Futuro profissional

A Cidade dos Meninos de Campinas fornece às crianças e adolescentes acolhidos e também para mais 480 alunos da comunidade ao redor da instituição, cursos de iniciação profissional para que tenham uma perspectiva do mercado de trabalho.

“Temos muitas conquistas e casos de sucesso, a exemplo de um dos acolhidos que se tornou um profissional de nível internacional”, destaca Antoniolli. “Nossa vitória sempre se dá quando o dano que aquela criança e adolescente sofreu não se reproduza em sua família e filhos. Isso nos faz continuar o trabalho, pois estamos alterando um ciclo que era deficiente para que filhos sejam assistidos e cuidados pelos seus pais”, sintetiza.

jovem cortando cabelo no curso de cabelereiro cidade dos meninosNesse sentido, o suporte concedido por parceiros é primordial. “O apoio da GS1 é fundamental para que jovens acolhidos e da comunidade ao redor possam ter oportunidades de se iniciarem profissionalmente. Muitos têm saído de uma condição precária e potencializado seus conhecimentos para trazer um futuro melhor para sua casa e família. Somos muito abençoados com esta parceria”, diz Antoniolli.

Segundo ele, somente em 2019, a Cidade dos Meninos de Campinas conseguiu impactar cerca de 120 adolescentes com o curso ministrado pela GS1.

Cidade dos Meninos de Campinas

Site: www.esperancasemlimites.org.br

E-mail: contato@esperancasemlimites.org.br

Telefone/WhatsApp: (19)981519754

Fotos: Divulgação

Leia também

Conheça as ações sociais da GS1 Brasil

Tags