Escreva para pesquisar

Código 2D: obtém sucesso e é reconhecido na China

Em 11 de dezembro rolou o primeiro Global Digital Trade Expo, evento importante realizado na cidade de Hangzhou, que é parte da província de Zhejiang, na China.

No local estiveram presentes importantes figuras políticas chinesas como o Ding Zhongli, vice-presidente do Comitê Permanente do Congresso Nacional do Povo Chinês, que abriu a cerimônia.

Yi Lianhong e outros líderes importantes visitaram a exposição para saber mais sobre o projeto GM2D do Código 2D da GS1 na província chinesa. Crédito: divulgação

Na ocasião, também discursaram para o público os políticos: Yi Lianhong, secretário do Comitê Provincial de Zhejiang, Wang Hao, governador de Zhejiang, e Sheng Qiuping, vice-ministro do Comércio.

Mas antes mesmo da cerimônia da abertura, todos eles e outros líderes municipais tiveram a oportunidade de visitar um espaço no evento que apresentou o projeto batizado de Global Migration to 2D barcodes (GM2D), em inglês, ou Migração Global para o Código de Barras 2D, na tradução livre, em português. Um momento importante, já que representou uma conquista histórica da reforma digital da província de Zhejiang dada a importância desta inciativa.

Entenda o acordo do Código 2D na China

Em maio de 2022, a Administração Provincial de Zhejiang para Regulação do Mercado (abreviada como Zhejiang AMR), a GS1 Global e a GS1 China haviam anunciado um projeto conjunto a fim de implementar o Código 2D para milhões de produtos na província de Zhejiang, da China, que hoje conta com 65 milhões de habitantes.

Mais de 7.000 empresas de produção de alimentos fazem parte desta iniciativa, além de 200 lojas da maior cadeia de varejo de mercadorias em Zhejiang.

As companhias envolvidas estão fazendo inclusive atualizações do sistema para oferecer checkouts preparados para o Código 2D.

Clique aqui para ler na íntegra a matéria publicada no Portal de Notícias da GS1 Brasil sobre este anúncio.

Principais resultados positivos do projeto do Código 2D

Código 2D

Renaud de Barbuat, Presidente & CEO da GS1, destacou os avanços do projeto GM2D (Código 2D). Crédito: divulgação

Um dia depois, em 12 de dezembro, no Fórum Principal de Comércio Digital de Zhejiang, Sheng Qiuping, Vice-Ministro do Comércio, Lu Shan, Vice-Governador da Província de Zhejiang, Yao Gaoyuan, Prefeito de Hangzhou, e outros líderes participaram do fórum principal.

A Embaixadora da Irlanda na China, Ann Derwin, e chefes de organizações internacionais também fizeram discursos em vídeo.

Durante este encontro, Renaud de Barbuat, Presidente e CEO da GS, elogiou o progresso feito no projeto GM2D.

“As metas da primeira fase do anúncio Código 2D estão sendo altamente excedidas e grandes avanços foram feitos em padrões, tecnologia e patentes. Essas conquistas são muito animadoras”, comemorou.

Código 2D é sucesso também junto ao público

No palco, um representante da Administração Provincial de Zhejiang divulgou os resultados das principais fases do projeto do Código 2D. Crédito: divulgação

No evento, um representante da Administração Provincial de Zhejiang para Regulamentação de Marketing (Zhejiang AMR) divulgou as principais conquistas das fases de construção da área de demonstração do projeto GM2D na província chinesa e ressaltou que  a inciativa foi muito bem recebida pelos participantes do fórum.

Outra importante conquista foi a cobertura da imprensa com matérias publicadas sobre o Fórum.

As reportagens destacaram o pioneirismo global da implementação da área de demonstração do Código 2D em Zhejiang, reforçando a importância desta ação de grande significado para  toda a cadeia digital de suprimentos, que vai desde a fabricação global de commodities até a remessa e comercialização.

A área de exposição do Código 2D

Área de demonstração do projeto GM2D exibia o código de Barras 2D. Crédito: divulgação

A área de exposição recebeu vários líderes provinciais e ministeriais da China, acadêmicos e outros convidados importantes, incluindo delegações de 11 cidades de Zhejiang, convidados estrangeiros, equipes empresariais e milhares de visitantes.

Pan Yunhe, membro da Academia Chinesa de Engenharia e professor da Universidade de Zhejiang, em visita à exposição chancelou o valor da iniciativa.

Os líderes municipais de Ningbo, Taizhou, Jinhua e outros representantes governamentais também estiveram presentes e acompanharam atentamente a apresentação do projeto GM2D.

No encontro, além de terem a oportunidade de saberem mais sobre o progresso, tiverem também colheram mais informações sobre a eficácia dos projetos pilotos locais em todos os condados (Zhejiang AMR escolheu 20 condados-piloto como áreas de demonstração do GM2D em Zhejiang e incentivou a todos que promovessem o GM2D para as indústrias locais).

Líderes chineses visitam a área de demonstração para saber mais sobre o projeto GM2D. Crédito: divulgação

Entre estas visitas, o vice-prefeito de Ningbo demonstrou apoio depois de se inteirar sobre a situação do piloto do GM2D no distrito de Beilun (um dos 20 condados piloto do GM2D) e solicitou que o Departamento Municipal de Comércio de Ningbo participasse ativamente e estabelecesse contato com a Ningbo AMR.

Além dos representantes do governo chinês, a exposição também atraiu muitas equipes empresariais e convidados estrangeiros.

Por exemplo, a China Commodity Call demostrou grande interesse na aplicação do GM2D, considerando que os códigos de barras bidimensionais poderão atender às necessidades das empresas para conectar cadeias de suprimentos upstream e downstream, otimizando seu gerenciamento de processos operacionais.

Fotos: divulgação

Leia também

GS1 leva Código 2D para província da China

 

Tags

Send this to a friend