CEO da GS1 Brasil, Virginia Vaamonde, e o presidente da entidade, João Carlos de Oliveira, durante a APAS Show 2022. Foto: divulgação
A GS1 Brasil marcou presença na APAS Show 2022, Expo & Congresso, realizada entre os dias 16 e 19 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP.
Foi um grande reencontro, já que a última edição havia sido realizada apenas em 2019 por conta do período mais desafiador da pandemia.
E novidades não faltaram durante a maior feira de alimentos e bebidas das Américas
Por lá, os presentes puderam conferir de perto a nova tecnologia que representa uma revolução nas relações de negócios em todos os elos da cadeia de abastecimento. Trata-se do Código 2D, apresentado pela GS1 Brasil.
Um dos grandes sucessos do estande foi a Annie, a primeira robô humanoide do varejo, que esteve no estande da GS1 Brasil na APAS. Crédito: divulgação
No estande da entidade, os visitantes vivenciaram, na prática, como funciona essa solução, apresentada pela equipe da GS1 Brasil e por parceiros como Grupo Bic Data, Epson, GIC, MHA, PSR, Toshiba, Winn, Zebra, Urano e TOTVS.
Além disso, entre as atrações do local, era impossível passar por lá e não jogar o tradicional jogo Pac-Man, que ganhou uma nova versão como um labirinto no formato do Código 2D, acompanhado de um fliperama.
Assim como na versão original do game, o jogador teve como objetivo comer o máximo número de pastilhas, que representam as vantagens do Código 2D, sem ser pego.
Neste jogo clássico, que tinha a duração de 30 segundos, o participante que conseguisse colher todos os benefícios contidos nas pastilhas ganhava um brinde da GS1. Foto: divulgação
De uma forma lúdica, o visitante verificava a versatilidade e as várias formas de utilização e os benefícios do Códigos 2D como, por exemplo:
A robô humanoide do varejo Annie foi outro destaque do estande da entidade. “A Annie é 100% brasileira, primeira robô mulher humanoide do País. Ela nasceu para atender a saúde, com a telemedicina, dentro dos hospitais. Mas foi convertida para o varejo, para alavancar vendas dentro do supermercado. Nesses canais de venda, ela pode fazer ações de trade marketing, sendo capaz de ser programada para divulgar e dar informações sobre um produto”, resume a fundadora da Activa Id Tecnologia, Luciana Cabrini.
Ana Paula Maniero, da GS1 Brasil, concede entrevista no estande da entidade durante o APAS Show 2022. Foto: divulgação
Além de apresentar o Código 2D, a GS1 também participou do Congresso da APAS Show.
Durante o evento, a Gerente de Desenvolvimento Setorial da GS1 Brasil, Ana Paula Maniero, representou a associação no painel “Conectividade & mobilidade, transformando os modelos e operações dos supermercados”, que foi realizado no Auditório Operação Inteligente.
A GS1 contou com importantes parceiros no estande da APAS Show. No local, eles trouxeram também as últimas soluções para o mercado supermercadista. Confira as novidades!
Especializada em Identificação de Produtos e Coleta de Dados (AIDC), a BicData fornece soluções de coleta de dados e automação, reduz custos de captura e transmissão de informações e agiliza o controle de estoque e operações.
Há vários anos presente do APAS Show em parceria com a GS1 Brasil, a empresa estava apresentando aos visitantes algumas soluções da Zebra, no papel de representantes oficiais da marca.
“Hoje, o equipamento é o mais econômico do mercado em uso de energia”, disseram Carol Camargo e Flávio Lopes, que representaram a BicData na feira. Além disso, a empresa trouxe a tecnologia de reconhecimento por imagem. Nesse caso, ao aproximar o alimento do equipamento, ele faz o reconhecimento do item, pesa e gera um código de barras.
E as novidades não pararam por aí. “Outro produto apresentado é um coletor de dados de longa distância, que o varejista pode fazer a leitura mesmo estando em cima de uma empilhadeira; e o Busca Preço, que expõe os produtos e consegue-se fazer a leitura dos mesmos para verificar preços e imagens do produto”, afirmaram, acrescentando que a tecnologia ajuda a trazer agilidade nos checkouts e gestão da loja, especialmente no controle do estoque.
Focada na solução de problemas por meio de inovações em impressões domésticas, comerciais, industriais, para manufatura, mercado visual e estilo de vida, a Epson foi mais uma das empresas parceiras da GS1 Brasil no evento.
Para este ano, a empresa trouxe, entre outras soluções, seu produto campeão de vendas da SD, que é a TM-T20X. “É uma impressora térmica direta, adotada por varejistas do Brasil inteiro. Essa impressora emite os cupons fiscais para os clientes, que tem como diferencial o baixo índice de falhas, trabalhando com RMA (“Autorização de Retorno de Material”) abaixo de 0,03% e suporta até 1,5 milhão de cortes”, contou ao Portal de Notícias da GS1 Brasil o pré-vendas da SD e ColorWorks da empresa, Alexandre Vicente.
O modelo CW-C6500 da linha ColorWorks foi outro destaque no estande da Epson. O equipamento imprime rótulos e etiquetas em alta resolução. “Normalmente é usado por varejistas de marcas próprias e indústrias, especialmente da área química, para impressão de GHS, que são as impressões para indicar risco de contaminação. Nosso grande diferencial, como todos os produtos da marca, é a longevidade dos equipamentos e baixo custo, já que usa-se pouquíssima quantidade de tinta”, explica Vicente.
A GIC, uma empresa de inovação e tecnologia que atua no mercado desde a década de 1990, oferecendo soluções em gestão da cadeia de suprimentos para o varejo alimentar, aposta em oferecer a gestão automatizada para a cadeia de suprimentos.
A companhia apresentou o RUB, que é um sistema intuitivo de gestão automatizada, que utiliza algoritmos que entendem como evolui o consumo dentro da loja e gera tarefas pró-ativas, como por exemplo a identificação da falta de um produto e a necessidade de reposição do item.
Além disso, trouxe ao evento a solução GondolEye que utiliza câmeras digitais que permitem visão ampla desde o suprimento nas gôndolas até o comportamento do consumidor na loja.
“Nosso core business é resolver problemas do varejo alimentar. Isso significa que as nossas soluções são muito alinhadas em resolver a ruptura operacional, pois sabemos que os varejistas têm um desafio enorme em ter o produto certo, no lugar correto e com o valor preciso, além de ter o entendimento do controle do mix mais vendido e saber exatamente quais os itens que estão chegando e os respectivos prazos de validade. Desta forma, com as nossas soluções garantimos a satisfação do shopper para que ele tenha o produto na gôndola à disposição”, comentou a Head de Novos Negócios da GIC Brasil, Cintia Merighi.
Já a MHA, especializada em gestão de estoques e controle da cadeia de suprimentos, esteve presente no estande da GS1 apresentando o WMS arMHAzena, aplicação em plataforma cloud projetada para atender às operações de diversos segmentos do mercado.
O principal diferencial é que a solução possibilita fazer não somente a gestão do estoque ou centro de distribuição, mas de toda a cadeia de abastecimento, desde o fornecedor até o usuário final.
A equipe da MHA reforçou as aplicações da solução no varejo, que são múltiplas. O varejista consegue administrar a gestão logística de toda a cadeia de abastecimento, controlando centros de distribuição, estoque em poder de terceiros e abastecimento de lojas ou filiais, por exemplo. Também é possível ter uma visão panorâmica e em tempo real dos níveis de estoque e reposição, além de toda a operação de e-commerce dentro do estoque.
“Com a nossa solução, clientes que enfrentam desafios na logística conseguem controlar a vida do item desde a coleta do fornecedor, garantindo a rastreabilidade de todo o processo”, resumiu o Implementador da MHA, Flávio Carreiras.
A PSR é uma das empresas que esteve presente no evento da APAS apresentando suas soluções. Líder em etiquetas adesivas para balanças, tags, ribbons, bobinas para ECF, tíquetes de estacionamento e rótulos adesivos, conta com máquinas de produção atendendo todo o mercado.
Além de fornecer equipamentos, a empresa também oferece serviços de manutenção, proporcionando uma solução única para seus clientes.
“Pensando no dia a dia do varejo, hoje ele tem uma solução para rótulo, uma para suprimentos, uma para equipamentos e outra para fazer a manutenção dos mesmos. A PSR oferece tudo isso dentro de um pacote fechado, diminuindo demandas com um fornecedor único, otimizando, assim, tempo e custos”, afirma.
A fim de melhorar a experiência de compra do cliente, a Toshiba apresentou suas soluções em hardware, além de suas opções de contratos de manutenção e dos serviços profissionais da empresa.
“Trouxemos para o evento nossos PDVs modulares, para facilitar a vida do varejista e dar mais disponibilidade para o cliente visualizar a sua compra, como o PDV compacto, o T10, que traz um CPU e monitor touch screen”, disse a gerente de vendas da Toshiba, Olga Rebelo.
Mas a grande novidade, segundo Olga, foi a apresentação do Pro-X, que é um PDV que possibilita também ao varejista disponibilizar o serviço de autoatendimento aos seus clientes.
“Esse PDV é composto de um monitor touch screen e inclui um bloco impressor e leitor, que permite que o próprio cliente faça a finalização da sua compra e pagamento com cartão de crédito de uma forma fácil”, explica a executiva.
A TOTVS, empresa de tecnologia, esteve presente na APAS repleta de inovações para melhorar a experiência do consumidor na hora de comprar.
O diretor de negócios e head do segmento de supermercado da empresa, Sérgio Ricardo Missão, ressaltou a importância a realização da feira de forma presencial após dois anos. E lembrou que o fato de ter contato direto com empresários foi fundamental para o fechamento de negócios e parcerias.
Segundo Missão, a pandemia impulsionou uma tendência. Agora, os supermercados precisam, cada vez mais, atender os clientes também de forma digital.
“Além de apoiar o código 2D da GS1 com as nossas soluções, trouxemos inovações dentro de toda a cadeia supermercadista, que inclui soluções de autoatendimento por imagem que são importantes, pois facilitam a compra do consumidor e, claro, também as plataformas de e-commerce. Além disso, apresentamos novidades que vão desde o início da operação do centro de distribuição, como leitores de código, soluções de backoffice, financeiro e contábil. Sem contar as soluções voltadas para a área comercial e abastecimento, precificação e compras”, disse.
Pioneira em Automação Comercial e uma das maiores fabricantes de balanças, a Urano é provedora de soluções de código 2D e a primeira a implementar para rastreabilidade, gestão e experiência de compra.
“Apresentamos na APAS a primeira solução internacional para pesagem, com controle de validade dos produtos, que utiliza o código 2D da GS1”, explicou o fundador da Urno, Zenon Leite Neto.
Segundo o executivo, o evento foi importante, pois marcou a primeira oportunidade da empresa de apresentar ao mercado supermercadista suas soluções.
“No evento, as redes de supermercados puderam ver, na prática, o funcionamento da balança e seus benefícios, que permitem realizar a rastreabilidade dos produtos e a gestão do supermercado, reduzindo as perdas dos produtos nas lojas”, completou.
Focada na gestão de dados e inteligência de negócios, a Winn utiliza tecnologias e serviços inovadores, como campanhas promocionais, programas de fidelidade, cashback, sorteios e doações.
O CEO e fundador da empresa, Ricardo Lorenzo, explicou as soluções apresentadas pela empresa, que está pela segunda vez no APAS Show em parceria com a GS1 Brasil.
“Neste período de pandemia, aprimoramos as tecnologias que já havíamos desenvolvido. Somos especializados na leitura e captação de informações de cupom fiscal em todos os estados do Brasil e Distrito Federal. Com essas informações, geramos relatórios para que todas as empresas possam conhecer melhor os hábitos de consumo dos seus clientes e partir daí gerar inteligência de dados”, afirma.
A Zebra Technologies oferece soluções tecnológicas para a cadeia de abastecimento, conectando pessoas, ativos e dados. Fundada em 1969 nos Estados Unidos, a Zebra tem atuação global com seu portfólio de equipamentos para impressão de código de barras, computação móvel, captura de dados, localização, plataformas de dados, RFID, software, serviços e suprimentos.
Durante a APAS Show, a multinacional apresentou suas soluções completas e personalizadas, que conectam pessoas, ativos e dados de modo inteligente, ajudando nas decisões da sua empresa e proporcionando vantagem competitiva.
Como consequência disso, é possível que o varejista aumente a produtividade, tenha clientes mais satisfeitos e custos de produção mais baixos.
“Entre as novidades, apresentamos o nosso software Reflexis, que realiza toda a otimização dentro da loja, já que organiza todos os processos dentro dela, permitindo que o varejista ganhe em produtividade com o time que já tem”, ressalta o consultor de soluções de software da Zebra Technologies, Rodrigo Freixo.
Fotos: divulgação
Send this to a friend