Escreva para pesquisar

Com apoio da GS1, app NuRÓTULO traz segurança na compra de alimentos

A startup NuRÓTULO, associada da GS1 Brasil, desenvolveu um aplicativo para smartphones com o objetivo de aumentar a segurança no acesso às informações para consumidores de alimentos industrializados.

De acordo com Maira Figueiredo, idealizadora e CEO da NuRÓTULO, “nosso aplicativo auxilia aqueles que têm algum tipo de restrição alimentar a monitorar se alimentos industrializados possuem ou não algum componente do qual são alérgicos”. Maira explica que o acesso à informação no momento da compra é fundamental para que o consumidor esteja seguro de que o produto não vai lhe prejudicar. Com o aplicativo instalado no smartphone, basta fazer a leitura do código de barras da embalagem para receber as informações.

O que motivou Maira a desenvolver o aplicativo foi a dificuldade encontrada em realizar a escolha segura de alimentos que não fossem causar uma reação alérgica em sua filha. Com uma interface simples, para utilizar o aplicativo basta o usuário fazer um pré-cadastro e selecionar os componentes ao qual é alérgico, depois é só começar a escanear o código de barras dos produtos escolhidos com o smartphone e ver se há algum dos componentes marcados anteriormente como alergênicos.

Por meio da integração com o Banco de Dados de Produtos – Cadastro Nacional de Produtos, uma ferramenta online de gestão de produtos da GS1 Brasil, que reúne informações de mais de 50 milhões de produtos cadastrados pelos donos das marcas, o aplicativo da NuRÓTULO possibilta identificar e informar ao consumidor a existência de alergênicos no alimento em tempo real.

imagem do app nurotulo

“Com a integração entre as soluções da GS1 e da NuRÓTULO, é possível aos consumidores o acesso a informações sobre componentes alergênicos, de fontes confiáveis e em tempo real, trazendo mais segurança no momento da compra dos produtos”, destaca Herbert Kanashiro, especialista em sustentabilidade da GS1 Brasil. Para ele, as iniciativas em sustentabilidade da associação buscam trazer, por meio dos serviços e padrões GS1, benefícios escaláveis para a sociedade em geral. “No caso dessa iniciativa com a NuRÓTULO, as empresas engajadas aumentam a confiabilidade de suas marcas, a visibilidade de seus produtos, a fidelização do consumidor e entregam um grande valor à sociedade. É o que eu chamo de ‘círculo virtuoso’ ”.

Ciente do seu papel e sua responsabilidade perante a sociedade, a NuRÓTULO também se compromete a apoiar o cumprimento de três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), instituídos pela Organização das Nações Unidas (ONU) na “Agenda 2030”. São eles: Saúde de Qualidade; Indústria, Inovação e Infraestruturas; e Parcerias e Meios de Implementação.

Leia também

App NuRÓTULO ajuda pessoas alérgicas com uso da tecnologia

Tags